Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Expointer

Usos da erva-mate vão muito além do chimarrão

Símbolo do gaúcho, a erva-mate ganha novas aplicações no dia a dia. No ramo da culinária, receitas é que não faltam para quem deseja utilizá-la na cozinha. Se depender do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), o aproveitamento do item na gastronomia deve ser cada vez mais difundido. Durante a 40ª Expointer, a entidade coordena o Espaço da Gastronomia da Erva-Mate, na Casa da Integração e Negócios do Agro, onde os visitantes podem conhecer diferentes pratos com o produto e seus ganhos nutricionais.

O espaço no Parque de Exposições Assis Brasil conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-Mate (Fundomate) e da Secretaria Estadual da Agricultura. Segundo a culinarista Ludmila Alves Gallon, é possível agregar mais valor e descobrir outras formas e alternativas de uso da erva-mate, com ganhos em sabor e valores nutricional e terapêutico. “A experiência é fascinante”, garante. Fora de feira, o Ibramate já vem realizando cursos culinários pelo Estado para demonstrar as possibilidades de utilização da erva-mate, inclusive das folhas in natura.

O engenheiro florestal Roberto Magnos Ferron, diretor executivo do Ibramate, ressalta que os visitantes do espaço têm acesso a folhetos com receitas detalhadas a partir da erva-mate, como bolo, biscoito, panqueca, sorvete, suco e até licor. O material ainda destaca os benefícios para a saúde. “A erva-mate é uma planta completa, alimentícia, nutracêutica e medicinal. Combate o colesterol ruim, triglicerídios, cansaço, depressão e mal de Parkinson. Ajuda a regular a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco, além de ser energética, diurética, laxante, afrodisíaca e boa para pele e memória”, diz.

Publicidade

Receita de bolo de erva-mate

Ingredientes
Quatro ovos; uma xícara de suco de laranja; duas xícaras de açúcar; três colheres de sopa de erva-mate em pó; raspas de limão; uma pitada de sal; meia xícara de óleo; duas xícaras e meia de farinha de trigo; uma colher e meia de sopa de fermento químico.

Modo de preparo
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve com uma xícara de açúcar e reserve. Coloque no liquidificador as gemas, o suco de laranja, uma xícara de açúcar, o pó de erva-mate, o sal e o óleo, batendo bem. Coloque em uma bacia a farinha de trigo peneirada com o fermento, acrescente a mistura do liquidificador e misture bem, finalizando com as claras em neve, que devem ser acrescentadas delicadamente. Coloque em uma forma forrada com papel manteiga e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos. Se quiser, decore com açúcar confeiteiro, folhas verdes de erva-mate e cerejas.

Publicidade

Chimarródromo

Outro ponto estratégico de valorização da erva-mate na Expointer 2017 é o Chimarródromo, na principal rua de acesso do parque. Presença tradicional na feira, o espaço é um dos mais visitados pelo público, que encontra gratuitamente erva-mate e água quente e ainda pode ter dicas de como cuidar da cuia, guardar a erva e aquecer corretamente a água. Os visitantes ainda têm a oportunidade de aprender como preparar a bebida típica dos gaúchos. E não são poucas opções: há 36 modelos diferentes de mate, todos expostos no estande coordenado em conjunto pelo Fundomate, Ibramate, Escola do Chimarrão e empresas ervateiras. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.