Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Facilidade

Eu, Gourmet: o camarão com mjadra!

Foto: Divulgação

A cozinha árabe me fascina, tanto pela sua história quanto pelo seu exotismo. Entre tantos pratos pelos quais tenho apreço, um dos que mais faço é a mjadra, pela facilidade e pelos ingredientes de cômodo achado. Foi esta a base que me levou a misturar um prato tipicamente árabe com um fruto do mar bem ao gosto do brasileiro, o camarão. Como a receita criada ficou muito apetitosa trouxe-a para este espaço e apresento-lhes o Camarão com Mjadra.

COM O QUE E COMO FAZER*

Ingredientes (para quatro pessoas):
1 xícara (chá) de lentilhas lavadas e escorridas
1,5 xícara (chá) de arroz parbolizado
2 xícaras (chá) de água
Duas colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande cortada em rodelas
1 kg de camarões grandes com rabeta, mas sem casca
Uma colher de sopa de manteiga
Uma colher de sopa de azeite de oliva
Uma taça de vinho branco seco
Um dente de alho picado
Uma cebola pequena picada finamente
Raspas de casca de limão
Suco de um limão
Salsinha picada
Castanha de caju picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Publicidade

Preparo: em uma panela, leve as lentilhas para cozinhar na água até ficarem ligeiramente macias. Enquanto isso, aqueça em uma panela o azeite e frite as cebolas até que fiquem douradas. Retire as cebolas com a escumadeira e reserve. Coloque no azeite que ficou na panela as lentilhas e o arroz. Tempere com sal e junte água até completar o cozimento. Retire do fogo e coloque as cebolas por cima. Reserve. Temperar o camarão com limão, meio cálice de vinho e sal. Reservar.

Em uma panela wok aquecer a manteiga e o azeite mexendo para misturar bem. Juntar o alho e a cebola e fritar. Em seguida somar os camarões que devem ser secados em papel toalha antes de ir ao fogo. Temperar com mais sal, pimenta e as raspas de limão. Assim que ficarem esbranquiçados juntar o restante do vinho e deixar levantar fervura. Montar o prato usando uma xícara para moldar a mjadra, adicionar o camarão, salpicar a salsinha picada e a castanha de caju e envolver com o molho resultante do cozimento.
*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

FALA BACO
O Emiliana Adobe Syrah

Publicidade

A dica desta semana vêm do Chile, lá do Vale do Rapel. Trata-se do vinho tinto Emiliana Adobe Reserva Syrah 2017, produzido pela vinícola homônima. Este rótulo vem da linha orgânica – na verdade, praticamente toda a vinícola adota o cultivo orgânico – e é um Syrah diferente, com uma carga herbácea destacada.

Possui uma coloração rubi violáceo quase turva. Ao nariz traz frutas negras – groselha e cereja destacada – com cassis, além do referido herbáceo, couro, tabaco e toque terroso. Já na boca repete o herbáceo com fruta macerada e final lácteo. Seus taninos são macios, redondos e sedosos. Médio corpo e ampla persistência. Do total, 20% do vinho passa por barricas francesas por seis meses.

Pelas suas características trazidas à taça, este vinho acompanha variados tipos de carnes vermelhas preparadas assadas ou grelhadas, além de lasanhas e risotos condimentados e queijos duros. Possui 14% de graduação alcoólica e o ideal é ser consumido na temperatura entre 16 e 18 graus.
Você encontra os vinhos Emiliana na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa, 895, em Santa Cruz do Sul. Telefone (51) 3711 3665 e site www.weinhaus.com.br.

Publicidade

Fotos: Emerson Haas

Você sabia?
Prato de origem árabe

Mjadra é o nome do prato de origem árabe que leva em seu preparo alguns práticos e nutritivos ingredientes, tais como lentilha, arroz e muita cebola frita, que são unidos e preparados à base de sal e azeite. A receita do preparo original ainda envolve a utilização de canela em pó, pimenta branca e noz-moscada. Pode ser servida como prato principal ou acompanhamento. E pode ser degustada quente ou fria.

Fotos: Emerson Haas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.