Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estado

Indústria gaúcha tem boas expectativas para os próximos meses

Foto: Banco de Imagens

A atividade industrial está em alta no Rio Grande do Sul, e há boas expectativas para os próximos meses. É o que aponta o levantamento periódico realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

LEIA MAIS: Exportações da indústria gaúcha caem 12,6% em relação ao ano passado

Em novembro, período a que se refere a pesquisa, indicadores como utilização da capacidade instalada pelas empresas e emprego subiram – historicamente, a empregabilidade tende a cair na passagem de outubro para novembro. O índice de produção foi inferior ao de outubro, mas isso ocorreu em um mês cuja tendência é justamente de estabilidade. A pesquisa também apontou a redução de estoques de produtos finais.

Na opinião dos empresários, a expansão da atividade da indústria gaúcha deve continuar neste primeiro semestre de 2020. À exceção das exportações, todos os indicadores cresceram em relação ao mês anterior. A projeção é crescimento da demanda, das compras de matérias-primas e do emprego. Nesse cenário, a intenção de investir foi a maior desde janeiro de 2019.

Publicidade

“Apesar do crescimento menor da produção em novembro comparado a outubro, os empresários continuam com uma expectativa positiva para o primeiro semestre de 2020, projetando uma melhora no mercado interno”, afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.