Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATENÇÃO!

Seguro-desemprego será liberado uma vez por semana

Em dezembro, após queixas de trabalhadores, o governo descobriu que o saque imediato Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estava atrasando a liberação do benefício em pelo menos 30 dias. Agora, porém, o atraso no pagamento deve ser menor, de apenas alguns dias.

Nessa quinta, 23, o governo reprocessou 14.593 pedidos realizados desde terça, 21. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o procedimento de reanálise das solicitações será feito semanalmente, sempre às quintas-feiras.

O problema ocorre também em Santa Cruz do Sul e havia sido relatado pelo Portal Gaz no dia 16 de janeiro.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa-cruzenses reclamam de atraso na liberação do seguro-desemprego

A falha afetou todos os demitidos sem justa causa pois, durante o cruzamento de dados realizado para a liberação do seguro, a movimentação da conta do FGTS faz com que o sistema barre o pagamento.

Quando o trabalhador pede o seguro-desemprego, o sistema deveria informar que o registro mais recente em seu extrato foi o da demissão sem justa causa, que dá o direito ao benefício temporário. Com o saque do FGTS, em muitos casos a informação que aparecia era a de retirada, o que o sistema entendia como pendência, barrando a liberação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.