Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BIOMETRIA

Nos próximos dias, Cartório Eleitoral fará apenas biometria em Santa Cruz do Sul

Foto: Alencar da Rosa

Atendimento no Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul ocorre do meio-dia às 19 horas na próxima semana

Faltando pouco mais de sete meses para as eleições, 140 milhões de brasileiros se preparam para decidir quais serão os próximos representantes municipais, tanto prefeitos como vereadores. Para participar do pleito, no entanto, é necessária a atualização cadastral por meio da biometria, procedimento que envolve a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa. Em Santa Cruz do Sul, dos cerca de 103 mil eleitores, 81 mil realizaram o recadastramento no Cartório Eleitoral. Os 22 mil restantes têm até o próximo dia 11 de março para fazê-lo. Após essa data, os títulos de eleitores que não tenham providenciado a biometria serão encaminhados para uma fase inicial de cancelamento.

“É importante ressaltar que, ainda que os títulos entrem na fase de cancelamento depois do dia 11, as pessoas podem vir realizar o procedimento antes que de fato tenham o documento baixado”, afirmou o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor do Cartório Eleitoral, Marcelo Freitas. Segundo o órgão, a data de 6 de maio é o limite máximo para os votantes estarem regularizados. Quem não tiver o título com a identificação biométrica não poderá participar das eleições de 4 de outubro. Para realizar a biometria, quem é nascido em Santa Cruz do Sul deve levar ao Cartório Eleitoral (Rua Ernesto Alves, 760) a identidade e o título antigo (se tiver). Quem não nasceu no município, deve levar comprovante de residência – se não for no nome da pessoa, ela irá assinar uma declaração e o comprovante ficará retido no local.

LEIA MAIS: Fila para a biometria dobra duas esquinas no Centro

Publicidade

Novas medidas para o atendimento
Diante da grande procura dos contribuintes para regularizar a situação eleitoral, o cartório irá estender o horário de atendimento a partir de segunda-feira, passando para o período do meio-dia às 19 horas. Uma portaria baixada pelo juiz eleitoral Assis Leandro Machado também determinou que o órgão deverá realizar somente a biometria dos cidadãos. “Há pessoas que vêm aqui e ficam na fila para fazer outros procedimentos, como alistamento eleitoral, transferência de local do título e alteração de estado civil, que não possuem prazo-limite. Com isso, tomam grande parte do tempo de atendimento”, justificou Marcelo Freitas.

Atualmente são distribuídas 420 fichas. A partir de segunda-feira o número ficará entre 450 e 470, com um terço sendo destinado ao público prioritário. “É bom deixarmos claro que depois de entregues, não há uma nova leva de senhas por dia.” Freitas ressalta que a equipe vem trabalhando à exaustão para atender à demanda. Segundo ele, apenas um atendimento de biometria dura cerca de dez minutos. Para o atendimento, estão dispostos sete estagiários e cinco servidores. “Quero deixar claro que todos os contribuintes vão ser atendidos, mas como 20 mil pessoas deixaram para fazer faltando poucos dias para o limite, não temos como evitar que se tenha espera”, salientou o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor do Cartório Eleitoral.

Dúvidas
Em Santa Cruz do Sul, o processo de recadastramento biométrico iniciou em 2013. Naquele período, inúmeros realizaram o procedimento. Passados sete anos, muitos se perguntam se precisam fazer novamente a biometria. “Quem fez, já está feito. Basta verificar se no canto superior direito do título está escrito ‘Identificação Biométrica’. Em caso afirmativo, está ok e pode votar normalmente”, explicou Marcelo Freitas.

Publicidade

Como nas últimas eleições foram importados dados do Instituto Geral de Perícias (IGP) para a votação com biometria, muitos eleitores que votaram com a identidade não sabem se devem ou não fazer o recadastramento. “Não basta o eleitor ter votado com a digital em 2018. Isso não supre o recadastramento biométrico”, comentou Freitas. “Caso não conste ‘Identificação Biométrica’ no canto superior direito do documento, é preciso ir ao cartório.”

LEIA TAMBÉM: Cartório Eleitoral encerra agendamento prévio do cadastro biométrico

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.