Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conscientização

Dia é para refletir sobre a violência contra os idosos

O dia 15 de junho é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Instituída em 2006, tem como objetivo principal a sensibilização das sociedades e governos de todos os países para que elaborem campanhas de combate à violência contra idosos, buscando oferecer a eles um envelhecimento saudável e com dignidade.

LEIA TAMBÉM: Asan precisa de doações para cuidar dos idosos

Por violência não se compreende apenas a agressão física e os maus-tratos, mas também a violência sexual, econômico-financeira – quando terceiros fazem uso indevido dos recursos e do patrimônio – e psicológica, na forma de desprezo, preconceito ou agressões verbais. Dentre todas, a principal é a negligência de cuidados por parte dos familiares ou responsáveis, que corresponde a 41% das denúncias recebidas.

Outro dado que chama a atenção é quanto ao suspeito e o local da agressão. De acordo com números de 2019 do Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos, 65% das agressões são relacionadas aos filhos e 9% aos netos, enquanto 81% ocorrem na casa da própria vítima. Quem presenciar uma agressão ou tiver suspeita, pode fazer a denúncia pelo telefone 100. Não é necessário se identificar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Casas geriátricas reforçam os cuidados durante pandemia

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.