Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

13 de julho

INSS prevê retorno gradual do atendimento presencial

Foto: Agência Brasil

Julgamento sobre a "revisão da vida toda" do INSS será no fim do mês

Com a publicação, na última segunda-feira, 22, da Portaria Conjunta número 22, o governo federal confirma a reabertura das agências da Previdência Social no dia 13 de julho e disciplina o retorno gradual do atendimento presencial. O serviço por meio de canais remotos continuará sendo realizado, mesmo após a reabertura das agências.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disciplinaram que o retorno “gradual e seguro” do atendimento presencial deve considerar as especificidades de cada agência, “de forma a preservar a saúde das pessoas, garantindo a segurança sanitária dos servidores, dos contratados e dos usuários dos serviços”.

LEIA MAIS: INSS vai retomar gradualmente as atividades presenciais

Publicidade


Em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas – e o atendimento, exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remoto, como realização de perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional.

De acordo com estudos feitos pelo INSS, atualmente 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto – são 1.525 no total. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido.

“Todos os critérios devem ser atendidos. Se faltar um detalhe, a agência não poderá ser reaberta”, enfatizou o presidente do INSS, Leonardo Rolim. Ele explicou ainda que esse número é dinâmico e que no dia 13 de julho mais agências poderão ter cumprido os requisitos necessários.

Publicidade

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos – Meu INSS (site e aplicativo) e telefone 135.

LEIA MAIS: Em resposta às restrições no atendimento, INSS reduziu burocracia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.