Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PAÍS

Resolução que zerou imposto de importação de armas é suspensa

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin suspendeu nesta segunda-feira, 14, os efeitos da resolução do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que zerou a alíquota do Imposto sobre Importação de revólveres e pistolas. Fachin atendeu a pedido liminar feito pelo PSB. A resolução entraria em vigor em 1º de janeiro. 

O partido alegou, no pedido, que a medida da Camex “facilitaria o acesso da população a armas de fogo”, além de representar renúncia fiscal em tempos de pandemia.

LEIA MAIS: Governo zera imposto de importação de revólveres e pistolas

Publicidade


Na decisão, o ministro entendeu que a resolução se “apresenta como contrária à Constituição da República”. “Conclui-se pela verossimilhança da alegação de que a redução a zero da alíquota do Imposto de importação sobre pistolas e revólveres, por contradizer o direito à vida e o direito à segurança, viola o ordenamento constitucional brasileiro”, entendeu o ministro.

A decisão de Fachin entra em vigor imediatamente, mas deverá ser submetida ao referendo do plenário da Corte. Cabe recurso.

LEIA TAMBÉM
Está liberado ter posse de arma? Entenda as novas regras
Região adquiriu 48% mais armas no ano passado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.