Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVENÇÃO

RGE divulga dicas para evitar ataques de cães a trabalhadores

Foto: Karolina Grabowska / Pexels

É fato: cachorros soltos representam grande perigo para profissionais que precisam ir até as residências executar um serviço ou apenas fazer uma entrega. Esse é o caso dos agentes comerciais da RGE, que diariamente percorrem as ruas realizando a leitura e entrega das contas de energia elétrica dos clientes.

É comum que os animais, até mesmo os menos agressivos, se sintam ameaçados e ataquem pessoas estranhas simplesmente porque se aproximaram da casa. Acidentes com cães soltos ou que fogem pelo portão aberto não são casos isolados, mas uma rotina para esses profissionais.

LEIA TAMBÉM: Moradores do interior de Sinimbu sofrem com quedas de energia

Publicidade


De acordo com o Coordenador de Leitura e Entrega da RGE, Ivan Trucolo, ataques de cães representam o maior índice de incidentes e acidentes nesta área da companhia. “Todos os dias temos relatos de agentes comerciais sobre momentos tensos com cães vindo em suas direções”, relata Trucolo.

“O perigo maior são os cães de grande porte, como animais das raças pitbull, rottweiler e pastor alemão. Ou ainda, o cruzamento destas raças com outros cães ‘vira latas’ e que acabam ficando fortes também”, comenta.

De acordo com a RGE, a distribuidora toma medidas preventivas para segurança dos clientes e dos colaboradores. Os agentes que fazem a entrega da conta e leitura dos medidores de energia são orientados a não acessar residências onde os animais estejam soltos no pátio. “Definimos essa norma justamente para garantir maior segurança na nossa rotina de trabalho, tanto para os clientes quanto para nossos colaboradores,”, explica Ivan Trucolo.

Publicidade


Ela salienta a importância de o cliente saber a data da leitura de sua instalação, que pode ser encontrada na conta de energia, no campo Leitura Próximo Mês (ao lado dos dados do cliente). A entrega da fatura é realizada alguns dias depois da leitura.

Trucolo disse que os cães podem ser dóceis com seus donos, mas na presença de estranhos aflora o instinto de proteção e defesa, portanto neste tipo de situação, a colaboração dos moradores é extremamente importante.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura deve quitar dívida com AES Sul em 2024

Publicidade

A RGE elaborou dicas para garantir a prestação do serviço com segurança:

Tamanho não é documento 
Mesmo que o cão seja pequeno, mantenha-o preso ou afastado em dias de leitura do medidor ou entrega da conta de luz.

Coleira
Se preferir mantê-lo na coleira, garanta que o cão não escape.

Publicidade

Os cães fortes/agressivos costumam forçar as coleiras com “golpes” para tentar demonstrar às pessoas que passam perto da casa que ali é seu território. Desta forma, com o tempo, as coleiras vão ficando danificadas e podem romper. Faça vistorias periódicas para garantir que as coleiras estejam realmente em boas condições.

Portão trancado
Verifique travas e feche portões quando um colaborador da RGE estiver na região próxima à sua casa. Isso evita que seu cão escape e ataque pessoas na rua.

Atenção especial ao abrir os portões para sair ou chegar em casa. Ao ouvirem barulho de portão, muitos cães aproveitam a oportunidade para sair do pátio.

Publicidade

Revise periodicamente as telas de proteção que isolam os cães nos pátios. Alguns animais forçam a estrutura até que a mesma rompa e permita a fuga.

Acesso seguro
O medidor e a caixa de correio devem estar em um local acessível e longe do alcance dos animais.

Cão comunitário
Deixe a casinha e os potes de água e ração longe dos medidores de energia. Se possível, prenda o cão comunitário em dias de visita dos colaboradores da RGE.

LEIA TAMBÉM: RGE oferece curso gratuito de formação de eletricistas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.