Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Tudo planejado

A estratégia adotada essa semana pela Câmara havia sido traçada ainda em fins de agosto, quando pela segunda vez uma sessão teve de ser interrompida devido aos protestos de municipários. Ao invés de encerrar, como fez das outras vezes, o presidente Bruno Faller (PDT) apenas suspendeu a reunião, o que permitiu que os trabalhos fossem retomados no dia seguinte, em horário de expediente da Prefeitura.

Melhor não
Antes restrito à base governista, hoje é praticamente unânime entre os vereadores o entendimento de que uma intervenção para garantir o andamento normal das sessões se justificaria. Após ter que suspender duas sessões em menos de 24 horas essa semana, Faller buscou aconselhamento com pessoas ligadas à Assembleia Legislativa e concluiu que determinar a retirada de pessoas no plenário não é a melhor saída.

Das galerias…
Servidores que participam das manifestações fizeram campanha aberta contra André Scheibler (SD) e Ari Thessing (PT), que concorriam a deputado estadual. Por outro lado, apoiaram Kelly Moraes (PTB) – chamada nas redes sociais de “deputada do grupinho”.

Publicidade

…às urnas
O grupo, hoje autônomo em relação aos sindicatos, está decidido a atuar no campo político. Os manifestantes já discutem, inclusive, lançar uma candidatura à Câmara que represente o movimento nas eleições de 2020. Alguns nomes já são analisados, mas não há definição de qual partido seria.

Glória a Deus
Quando o clima na sessão de terça-feira ficou tenso por conta do bate-boca de um vereador com servidores, Alex Knak (MDB) brincou: “Melhor chamar o Cabo Daciolo. Glória a Deus!”.

Na Justiça
A Prefeitura de Santa Cruz entrou com ação para cobrar de um vereador aliado, André Scheibler (SD), uma dívida referente a uma condenação do Tribunal de Contas. Scheibler foi apontado por conta de um aumento salarial aprovado para os vereadores em 2013, quando presidia a Câmara.

Publicidade

Não podia
O reajuste foi considerado irregular porque, segundo o entendimento do TCE, os parlamentares só podem receber a reposição da inflação. Scheibler terá que devolver R$ 299,5 mil aos cofres municipais.

A próxima vítima
Os vereadores também receberam aumentos reais nos salários em 2014, 2015 e 2016. Como o TCE já firmou entendimento, há expectativa de que os presidentes também sejam apontados no julgamento de suas contas.

Foi bem, mas…
Heitor Schuch (PSB) foi o nono deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul, com 109 mil votos. Seu desempenho, porém, ficou abaixo do que projetava-se nas rodas de aposta. A expectativa era que, com a saída de Luis Carlos Heinze e de Sérgio Moraes da disputa, chegasse a perto de 150 mil. Aparentemente, onda conservadora que levou muitos votos da região para candidatos de fora prejudicou o socialista.

Publicidade

Fator novo
A avaliação no meio político de Santa Cruz a partir do desempenho de Leonel Garibaldi e Eduardo Wartchow na eleição do último domingo é de que o Novo tem fortes chances de eleger um vereador em 2020. Ambos fizeram mais de 5 mil votos, concorrendo pela primeira vez e sem recursos públicos à disposição.

Mais próximos
Lideranças do PSDB e PTB em Santa Cruz têm mantido contato mais próximo nos últimos dias, já que ambos integram a coligação que apóia a candidatura de Eduardo Leite a governador. Adversários no cenário político local, as legendas discutem estratégias para garantir a vitória de Leite no município no segundo turno. Alguns, porém, cobiçam que essa proximidade se mantenha para a eleição municipal de 2020. A conferir.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.