Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO PARDO

Traficantes escondiam drogas dentro de sepulturas

Foto: Cristiano Silva

Capitão Dutra mostra tumba onde traficantes guardavam entorpecentes, que era repassado para consumidores ao longo da noite

Às margens do rio que dá nome à cidade, próximo dos trilhos de trem, o imponente Cemitério Municipal de Rio Pardo tem túmulos centenários. Diariamente, uma grande quantidade de visitantes ocupa o espaço, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, para prestar homenagens ao seus entes queridos. Alguns ficam até as 17h30, quando os imensos portões são fechados e chaveados.

Porém, na noite da última sexta-feira, 18, a movimentação nas imediações, bem depois do horário do fechamento, chamava atenção. O entra e sai de veículos no local, ao final da Avenida Bom Fim, era grande. O que os motoristas não imaginavam é que três agentes da Força Tática da Brigada Militar de Rio Pardo estavam de campana, verificando informações de que criminosos vinham utilizando o entorno do Cemitério Municipal para cometer atos ilícitos.

Dois PMs observavam a ação por trás do cemitério, enquanto um vigiava a parte da frente. Por volta das 23 horas, os agentes perceberam um veículo se aproximando. Um homem chegou junto à janela do automóvel e, após uma rápida conversa, deu as costas ao motorista e se aproximou da entrada principal, que continuava trancada. Das sombras do local tomado pela escuridão, um braço emergiu por entre as aberturas do imenso portão e repassou algo ao sujeito do lado de fora.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia suspeita que vítima foi atraída para emboscada

Ao retornar para o carro, o suspeito foi surpreendido por um dos PMs. Enquanto isso, os dois outros policiais já haviam pulado o muro e, dentro do cemitério, encontraram o homem que havia repassado algo ao comparsa pelas grades do portão. Ele ainda tentou fugir. Durante a perseguição, os policiais militares sofreram escoriações, mas conseguiram contê-lo.

No bolso do criminoso do lado de fora, os PMs encontraram seis petecas de cocaína e R$ 400,00 em dinheiro trocado. Já no interior do cemitério, os homens da Força Tática localizaram 18 porções de crack em sacos plásticos, escondidas dentro de uma sepultura. Acabava ali uma ação criminosa que, pela ousadia e caráter inusitado, impressionou até mesmo os agentes da lei.

Segundo o capitão Renan Todendi Dutra, da Brigada Militar de Rio Pardo, a sistemática da dupla consistia em atuar sob demanda | Foto: Cristiano Silva

“Um tanto quanto macabro”, avalia o delegado de plantão
O delegado de plantão na região no último fim de semana, Paulo César Schirrmann, foi chamado para lavrar o flagrante. Ele ficou surpreso com a inusitada forma de atuação dos bandidos. “É um caso bastante curioso, bizarro e um tanto quanto macabro, que eu ainda não havia enfrentado nesses anos de polícia. Embora seja pitoresca pela utilização de túmulos como esconderijo, a estratégia servia aos criminosos por ocorrer em um local com pouca iluminação, que possibilitava a ocultação, além de ser de fácil acesso para uma fuga”, comentou Schirrmann.

Publicidade

À frente do cemitério, os poucos postes de luz estão com as lâmpadas quebradas. Não por acaso. “À noite, em virtude das lâmpadas quebradas, a escuridão é total, de maneira que dificilmente são moradores que chegam próximo ao cemitério, até porque o local fecha às 17h30. Normalmente, quem vem até a entrada do local, vem para comprar drogas”, observou o capitão Renan Todendi Dutra. Ontem ele acompanhou a reportagem da Gazeta do Sul até o cemitério do Bairro Nossa Senhora do Rosário, também conhecido popularmente como Vila Nova.

LEIA TAMBÉM: Tráfico motivou todos os homicídios de 2019 em Rio Pardo

Segundo Dutra, os traficantes costumam usar os túmulos mais da frente do cemitério, por serem mais antigos e mais deteriorados, o que facilita a abertura das sepulturas. A proximidade do ponto com o trilho de trem também oferece uma vantagem aos criminosos. “Acaba sendo uma rota de fuga, pois há um barranco dos dois lados dos trilhos, onde eles descem correndo e a viatura não consegue ter acesso”, complementou o capitão da BM.

Dutra: estratégia para escapar da prisão

Entrega sob demanda
Na ocasião, os dois criminosos confessaram utilizar o local para o tráfico de drogas e os túmulos como esconderijo. Segundo o capitão Renan Todendi Dutra, da Brigada Militar de Rio Pardo, a sistemática da dupla consistia em atuar sob demanda, ou seja: quando um cliente se aproximava e fazia o pedido, um deles ia até o cemitério, pedia ao comparsa e este trazia a quantia solicitada. “Utilizaram essa estratégia para ter sempre pouca quantidade com eles. Guardavam nos esconderijos, em túmulos, a maior parte. Assim, em caso de flagrante, poderiam alegar apenas a posse de entorpecentes em menor volume, o que não leva à prisão imediata”, explicou o capitão da BM.

Publicidade

Já na delegacia, ambos ainda reclamaram da atuação dos PMs, afirmando que a Brigada estaria “interferindo demais nos negócios” deles. Também ameaçaram os policiais de morte, caso eles voltassem a agir no local. Um dos suspeitos, o de 30 anos (que estava agindo do lado de fora do Cemitério Municipal), foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Motivação passional pode ter relação com assassinato em Rio Pardo

Já havia contra ele registros por porte ilegal de arma, posse de entorpecentes, crimes contra a fauna e um caso de Maria da Penha. Em março, ele havia sido detido com drogas, após a localização dos entorpecentes na sala de sua residência. Em julho, novamente foi autuado por tráfico quando estava chegando em casa. Em ambos os casos, foi liberado devido às normas referentes à pandemia, que recomendam a soltura de autores de delitos sem violência.

Delegado Faturi: preventiva foi decretada


“Nesses casos, há uma série de regras que precisam ser obedecidas pelos presos que são liberados. Como houve a reincidência no crime pela terceira vez, decretou-se a prisão preventiva e ele foi recolhido ao presídio, ficando à disposição da Justiça”, comentou o titular da Delegacia de Polícia de Rio Pardo, Anderson Faturi. “Normalmente, os traficantes guardam as drogas em outros locais que não as suas casas, como em residências de vizinhos ou em construções desabitadas. No caso deste, como morava nas proximidades, ele usava o cemitério, onde a quantidade de esconderijos é grande”, complementou o delegado Faturi.

Publicidade

O outro acusado, de 33 anos (que estava no lado de dentro do cemitério), entrou no flagrante como testemunha. Já havia contra ele um registro por tráfico de entorpecentes. Na tarde dessa quarta-feira, a reportagem da Gazeta do Sul foi até o cemitério e constatou que o rapaz continuava circulando pelo local.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo tem noite com assassinato e tentativa de homicídio

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.