Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENCRUZILHADA DO SUL

Polícia Civil prende homem por delito de ‘stalking’

Na tarde da última segunda-feira, 12, por volta das 16h30, a Polícia Civil de Encruzilhada do Sul, com apoio da Brigada Militar (BM) local, localizou e prendeu em flagrante um homem de 43 anos que teria ido da cidade de Amaral Ferrador até o município atrás da ex-namorada, de 33 anos. Ele foi detido após uma hora de buscas pela cidade.

De acordo com a delegada Luana Tamiozzo Medeiros, o homem realizou uma verdadeira perseguição à vítima. “Ela chegou aflita na delegacia, pedindo ajuda, uma vez que, após ter sido mantida sequestrada por seu companheiro por mais de 12 dias, quando conseguiu ser libertada, ele a encontrou a passou a persegui-la novamente”, disse a delegada.

No órgão policial, a vítima relatou que o namoro com o agressor era recente e que ambos estavam morando na cidade de Amaral Ferrador. Ocorre que, desde o fim de semana de Páscoa, passou a ser mantida em sequestro no interior de sua própria residência, tendo suas atitudes totalmente controladas por ele, tanto presencialmente, como por meio de câmeras de segurança instaladas na casa, as quais possuem, inclusive, captação sonora.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Tentativa de troca de casais acaba em mulher esfaqueada

De acordo com a delegada, durante o período em cárcere, a vítima não podia sair de casa, nem receber visitas. Para acessar o pátio da casa, somente se fosse acompanhada do investigado. “O agressor utilizava os filhos da vítima para amedrontá-la, ameaçando que sumiria com eles, caso ela o contrariasse e, até mesmo, os mataria, se necessário fosse”, salientou a responsável pela DP de Encruzilhada do Sul.

Delegada Luana: “Ela chegou aflita na delegacia.”

Prisão em flagrante foi convertida em preventiva

A mãe da vítima foi visitá-la no último domingo e percebeu o que se passava. Após sair do local, buscou ajuda da BM de Amaral Ferrador, que acabou por libertá-la na segunda-feira, 12, por volta das 12 horas. A vítima decidiu ficar um tempo com a mãe na cidade de Encruzilhada do Sul, uma vez que temia por sua segurança. “Ela teve tanto medo, que chegou a ser escoltada por familiares e pela Polícia Civil até a entrada da cidade”, relatou Luana.

Publicidade

Ao chegar em Encruzilhada do Sul, quando estava finalmente chegando na residência da mãe, foi alertada por vizinhos de que o agressor também já estava pela cidade. “Informaram-na, inclusive, que ele estava passando de carro em frente à casa de sua mãe, à sua procura. Ainda, o investigado seguia ligando insistentemente para seu telefone celular.”

LEIA MAIS: Saiba o que é o stalking e como se defender

Em razão do relatado, a vítima e seus familiares procuraram a DP de Encruzilhada do Sul, momento em que os policiais civis, acompanhados de policiais militares, saíram em buscas pela cidade, a fim de localizar o agressor. Tão logo o encontraram, deram a voz de prisão, lavraram o auto de prisão em flagrante e encaminharam-no até o Presídio Estadual de Encruzilhada do Sul. A prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva e o indiciado segue detido. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pelas autoridades policiais.

Publicidade

Um dos primeiros registros da região

O crime de ‘stalking’ foi regulamentado recentemente e incluído no Código Penal neste mês de abril. O indiciamento da delegada Luana Tamiozzo Medeiros foi um dos primeiros para o delito na região.

O delito de perseguição (em inglês, ‘stalking’) é uma infração nova no ordenamento jurídico e prevê como conduta criminosa perseguir alguém reiteradamente, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade. Sua pena varia de seis meses a dois anos de prisão, podendo chegar a três com agravantes.

LEIA TAMBÉM: Violência contra a mulher: trabalho da polícia vai além da investigação

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.