Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Refúgio ao calor

Balneários de Rio Pardo estão prontos para o verão

Foto: Bruno Pedry

Tradicionais destinos de boa parte dos moradores da região durante o verão, os balneários de Rio Pardo vêm registrando ao longo das últimas semanas um aumento considerável de turistas em busca de um refúgio ao calor. E, como preparação para a alta temporada da estação mais quente do ano, as praias dos Ingazeiros, Santa Vitória e Porto Ferreira vêm recebem uma série de ações promovidas pela Prefeitura, a fim de deixar os locais em boas condições para os visitantes.

Conforme o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio de Rio Pardo, Ramon Barros, foi realizado o patrolamento das estradas até os balneários e a poda de árvores, bem como a revitalização de espaços de lazer e manutenção nas guaritas dos salva-vidas. Também foi otimizada a coleta de lixo, com a distribuição de lixeiras e recolhimento dos rejeitos.

TEM ATÉ FEIRINHA RURAL
Dentre as atrações que o Balneário Porto Ferreira tem durante a temporada de veraneio, uma feira rural cativa o público que procura produtos fresquinhos e feitos à mão. Dona Liane Prediger iniciou no ano passado a venda de bolachas e pães caseiros, frutas e compotas em conservas. Instalada provisoriamente na sede da associação de moradores do balneário e atendendo nas terças e sábados, ela precisou ampliar os dias de atendimento e alugar um novo espaço, o Esquinão, tradicional ponto de Porto Ferreira próximo à sede da associação.

Publicidade

“As pessoas vêm cedinho comprar os pães caseiros ou outros produtos coloniais. Devido à demanda, comecei a abrir todos os dias durante a temporada e acrescentei produtos de limpeza, higiene e outras necessidades que as pessoas me pediram, como carvão, gelo, erva e café ”, conta a moradora de Rincão Del Rey, que já pensa em comprar uma residência no local.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Balneário Porto Ferreira, Carlos “Magrão” da Silva, a Prefeitura vem sendo parceira. “Eles vêm realizando as limpezas, patrolamentos e roçadas. Através da associação, conseguimos firmar uma parceria pela qual adquirimos novas lâmpadas para os postes e a Prefeitura instalou. Outra parceria nossa foi com o Areal Rauber. Adquirimos a areia e a Prefeitura colocou na praia”, revelou Magrão. Segundo ele, a associação, que promove todos os sábados um tradicional almoço em sua sede, deve organizar bailes de carnaval em fevereiro.

Dona Liane Prediger iniciou no ano passado a venda de bolachas e pães caseiros, frutas e compotas em conservas

Descanso merecido nos dois lados do Jacuí
Com uma grande estrutura que já movimenta muitos visitantes desde as últimas semanas, o Balneário Santa Vitória é um dos principais pontos de descanso da região durante o verão. Fãs de automobilismo, os amigos Amaro Luís Severo, mais conhecido como Cobrinha, e Carlos Roberto da Silva são integrantes da Associação de Pilotos e Preparadores Automobilísticos de Santa Cruz do Sul (Appasc).

Publicidade

A dupla, que tem uma agenda lotada de corridas durante o ano, foi de mala, cuia e ônibus para o Santa Vitória em busca de descanso. “Sempre venho pra cá. Chegamos nesta quinta-feira, depois de bastante trabalho, e queremos dar uma relaxada e aproveitar os dias aqui”, afirmou Cobrinha, que possui uma oficina e também utiliza seu ônibus no socorro a automóveis. “Nós temos geladeira, televisão e tudo que precisamos aqui”, comentou Carlos Roberto, que trabalha como mecânico.

Do outro lado do Rio Jacuí, a família da rio-pardense Fernanda Guerreiro busca um refúgio na Praia dos Ingazeiros. “Passamos a semana na correria. Por isso, quando estamos de férias e possuímos uma folga, viemos para cá relaxar, e esta é uma época boa para vir”, salientou Fernanda, que aproveitou o calor de ontem ao lado da filha Poliana Prestes, da irmã Tainá Assis e do cunhado Andrios Soares.

Cobrinha e Carlos Roberto acamparam com ônibus e tudo no Santa Vitória
Fernanda, ao lado da filha Poliana, levou a irmã e o cunhado à Praia dos Ingazeiros

Festa do Peixe confirmada para fevereiro
Há 28 anos, Orlando Maria da Rocha possui um bar na beira da Praia dos Ingazeiros. Diz sentir o crescimento do número de visitantes nos últimos dias, principalmente nos fins de semana. Revela a expectativa também pela realização da já tradicional Festa do Peixe, que ocorre no local. “É um evento que ajuda muito no comércio, esperamos que dê um grande movimento este ano”, diz. Conforme o secretário Ramon Barros adiantou à Gazeta, a Festa do Peixe de Rio Pardo será realizada nos primeiros dias de fevereiro. A programação deve contar com shows, feira industrial e comercial e outras novidades. A programação completa para os eventos de janeiro e fevereiro será confirmada pela Prefeitura no início do próximo mês.

Publicidade

Atividades esportivas também estão confirmadas para os dois primeiros meses de 2020 em uma estrutura montada na Praia dos Ingazeiros, por meio de parceria firmada pela Prefeitura com o Sesc. “Vamos manter uma atenção especial com os balneários, desde seus acessos até o lazer dos veranistas. Neste verão, contamos também com o novo mirante nos Ingazeiros”, informa o secretário.

Cada um dos três balneários também possui dois guarda-vidas para atuar em situações de afogamento e na preservação dos banhistas. De acordo com o guarda-vidas Everton de Souza Oliveira, que atua no balneário Porto Ferreira com o colega André de Souza Bastos, não há incidência de casos mais graves no local. “Trabalho há oito anos aqui e as pessoas costumam respeitar muito os limites. Ainda não recebemos as boias de demarcação, mas assim que chegarem vamos reforçar os pontos indicados para crianças e adultos se banharem”, explica Oliveira.

LEIA MAIS: Operação Verão Total leva segurança e serviços ao litoral gaúcho

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.