Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gazeta 75 anos

‘Estamos devidamente preparados para o futuro’, diz diretor presidente do Grupo Gazeta

As transformações que marcaram a comunicação em âmbito global, com reflexos nas mídias de expressão regional, constituem o pano de fundo da atuação da Gazeta Grupo de Comunicações no período que antecedeu a chegada aos 75 anos da Gazeta do Sul, a transcorrerem neste domingo. Para o diretor presidente do grupo, André Luís Jungblut, foi uma época de muitos desafios, aos quais ainda se somou a instabilidade da economia no País ao longo dos últimos anos.

“O segmento da comunicação como um todo precisou adequar suas mídias tradicionais, caso do jornal impresso, a uma nova realidade de concorrência ou de competição com a comunicação instantânea do digital”, enfatiza. “Este não foi ou é um desafio só nosso. Na Gazeta, fizemos o trabalho de casa, de maneira que, agora, ao comemorar 75 anos, estamos com o caminho bem-traçado e bem claro a seguir nos próximos anos e para o futuro. Estamos prontos e nos preparando mais e melhor a cada dia, a cada mês, para o que o setor vier a apresentar de novos desafios ou de demandas no bom relacionamento com o público.”

Jungblut menciona que a Gazeta sempre teve em sua filosofia de trabalho a profunda identificação com a sua comunidade, Santa Cruz do Sul e o Vale do Rio Pardo, e para o atendimento das demandas e das expectativas destas localidades. As páginas da Gazeta do Sul registraram as reivindicações dos setores público e privado em todas as áreas, em busca do desenvolvimento e da melhoria na infraestrutura regional e, por extensão, na qualidade de vida.

A Gazeta do Sul vivenciou saltos grandes de expansão, a começar pela aquisição da rotativa offset, em 1979, o que proporcionou mais qualidade de impressão. Em paralelo, as novas unidades que surgiram ao longo dos anos, em especial a partir da década de 1980, ampliaram as vias de interação com a comunidade. Vieram as rádios, a editora, o portal de notícias, a fundação, e a empresa estendeu sua presença para Sobradinho e Rio Pardo. “Projetamos inclusive nossa marca para todo o Brasil, e para o mundo, uma vez que as publicações da Editora Gazeta hoje são reconhecidas dentre as referências em circulação no Brasil na cobertura do agronegócio exportador e da divulgação de potenciais regionais”, acrescenta.

Publicidade

LEIA MAIS: Conheça um pouco da história de fundação de um dos maiores jornais do Rio Grande do Sul

RETOMADA – O diretor-presidente da Gazeta também expressa confiança na retomada do crescimento da economia brasileira a partir de 2020, diante dos ajustes estruturais realizados em âmbito de governo ao longo de 2019, e acredita que isso se refletirá nos resultados dos segmentos de indústria, comércio e serviços, e com sinais igualmente nos investimentos em divulgação, marketing e publicidade, como forma de dar visibilidade a marcas e produtos. “Em busca da recuperação da plena estabilidade, internamente fizemos os ajustes indispensáveis e necessários, e outros ainda serão feitos ao longo do ano e no futuro. Mas preservamos sempre a qualidade do conteúdo que oferecemos em todas as plataformas”, salienta Jungblut. “Assim, com profissionais competentes e uma equipe integrada e multimídia, em jornal, rádios e portal, os ouvintes e os leitores têm a atualização constante de tudo o que acontece. E na Gazeta do Sul, há 75 anos presente no cotidiano da população regional, queremos surpreender a cada novo dia o nosso leitor com conteúdo que faça a diferença, de forma muito positiva, em suas vidas.”

Jungblut lembra que, em paralelo à preocupação de sempre informar com qualidade o seu público, e com total credibilidade, a Gazeta tem o histórico de liderar ações e movimentos que proporcionem novas oportunidades para o desenvolvimento local e regional. Projetos implementados ao longo dos anos, como o Hortas Escolares, na década de 1980; e, mais recentemente, o Palco do Saber e o Gerir, evidenciam a preocupação da Gazeta de fomentar as reflexões a respeito das melhorias possíveis ou indispensáveis na região, e como alcançar as metas dentro das prioridades individuais ou coletivas que forem fixadas. “Apoiados na tradição de boa comunicação ao longo das sete décadas e meia, queremos continuar presentes, de maneira muito efetiva, na vida da comunidade, informando-a e dando visibilidade a seus anseios e a suas demandas”, conclui.

Publicidade

As 11 unidades que hoje compõem a Gazeta Grupo de Comunicações

  • Jornal Gazeta do Sul: fundado em 26 de janeiro de 1945, o diário é o principal veículo de mídia da região central do Rio Grande do Sul.
  • Portal Gaz: fundado há dez anos, o portal de internet é a plataforma digital da Gazeta, e finalizou 2019 com quase 100 milhões de acessos.
  • Rádio Gazeta FM 107,9: primeira rádio do grupo, fundada em 1980, é a quarta mais lembrada do Rio Grande do Sul, segundo o Top of Mind.
  • Rádio Gazeta FM 101,7: segunda rádio do grupo, a primeira de FM, fundada em 1983, tem programação musical voltada ao público jovem.
  • Rádio Gazeta FM 99,7: terceira emissora do grupo em Santa Cruz, atua no estilo lounge, com MPB e pop rock nacional e internacional.
  • Jornal Gazeta da Serra: semanário sediado em Sobradinho, há 35 anos, circula às sextas-feiras e é a maior referência em impresso no Centro-Serra.
  • Rádio Gazeta FM 98,1: também sediada em Sobradinho, a rádio atua há 30 anos e é referência em radiojornalismo para a região Centro-Serra.
  • Rádio Rio Pardo FM 103,5: emissora do pool de rádios da Gazeta em Rio Pardo, contempla a cidade com jornalismo e programação musical.
  • Editora Gazeta Santa Cruz: fundada há 22 anos, tem atuação nacional, com publicações que projetam a marca da Gazeta no País e no mundo.
  • Gráfica Gazeta do Sul: além de imprimir a Gazeta do Sul e a Gazeta da Serra, a gráfica imprime dezenas de outros jornais do Estado e do País.
  • Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz: unidade que homenageia o fundador da Gazeta, aglutina projetos especiais, eventos e as ações de cunho cultural.

    LEIA MAIS:
    Sobrinha de Francisco Frantz, Moina lembra a primeira edição da Gazeta do Sul

    A evolução ao longo do tempo: veja as datas que marcaram a trajetória da Gazeta do Sul
    Para os leitores, pelos leitores e com os leitores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.