Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gazeta 75 anos

Gráfica Gazeta: conheça o espaço onde as notícias vão para o papel

Foto: Rafaelly Machado

Um ambiente que impressiona pelas proporções. Com 1,1 mil metros quadrados, pilhas de bobinas de papel e uma rotativa com 25 metros de comprimento, a Gráfica Gazeta, onde ocorre a impressão da Gazeta do Sul e da Gazeta da Serra e de pelo menos outros 50 títulos, entre jornais e informativos, cresceu e consolidou-se ao longo dos anos.

A estrutura retrata a evolução da Gazeta do Sul e a consolidação da Gazeta Grupo de Comunicações como uma das principais empresas do ramo no Estado. Se nos primeiros anos o jornal era feito de modo artesanal, os investimentos em tecnologia e qualificação dos processos ampliaram as possibilidades de cobertura jornalística e agilizaram a produção. Para se ter uma ideia, nos dias de semana, a Gazeta fica pronta em uma hora e meia. “A velocidade é um importante diferencial, tanto para a Gazeta do Sul quanto para os demais jornais que atendemos de modo terceirizado”, explica o diretor de Operações do grupo, Everson Ferreira. Hoje, a estrutura do parque gráfico tem condições, por exemplo, de imprimir 20 mil exemplares com até 40 páginas em apenas uma hora.

LEIA MAIS: A evolução ao longo do tempo: veja as datas que marcaram a trajetória da Gazeta do Sul

Para os leitores da Gazeta do Sul e de jornais terceirizados, esse tempo faz toda a diferença. Afinal, graças à agilidade de produção, ampliam-se as possibilidades de coberturas jornalísticas entre as equipes das redações, que, com isso, têm condições de entregar o noticiário do dia com as mais recentes atualizações. A estrutura logística, associada à posição geográfica da Gazeta no centro do Estado, também agiliza a distribuição dos jornais, acrescenta o diretor.

Publicidade

A tecnologia é outro importante aliado no dia a dia da gráfica. Com um moderno CTP (Computer-to-Plate), sistema em que as chapas de alumínio usadas na rotativa são gravadas diretamente do computador, a preparação de cada página é feita em poucos minutos. No passado, eram necessárias pelo menos 19 etapas até se chegar ao produto final, o que exigia de seis a oito horas de trabalho.

LEIA MAIS: Para os leitores, pelos leitores e com os leitores

As mudanças na estrutura gráfica da Gazeta foram se consolidando ao longo do tempo. Nos primeiros anos, o jornal era feito em uma tipografia localizada a poucos metros do lugar onde fica a empresa atualmente. Para as fotos, eram usados clichês – uma espécie de matriz em zinco, que recebia tratamento especial a fim de gravar a imagem para impressão. Esse procedimento precisava ser executado em uma empresa de Porto Alegre. Diante disso, além do tempo de produção do conteúdo, era necessário levar em conta a ida e a volta do ônibus até a capital. Por esse motivo, as primeiras Gazetas tinham mais textos do que imagens. Evolução

A chegada das primeiras linotipos americanas, a partir de 1957, representou um salto para a Gazeta, reduzindo significativamente o tempo para a impressão. No mesmo período, a empresa adquiriu uma impressora rotoplana Goss-Cox-o-Type, uma das mais sofisticadas da época, e que tornou o processo de confecção do jornal mais ágil. Para se ter ideia, com ela era possível imprimir edições de até 16 páginas por vez. Quando foi aposentada, a capacidade máxima era de 7,5 mil exemplares a cada hora. A linotipia, contudo, seguiu em uso até 1988 e, quando foi substituída pela tecnologia de fotocomposição, quase não havia mais as letras metálicas para compra no mercado.

Publicidade

LEIA MAIS: ‘Estamos devidamente preparados para o futuro’, diz diretor presidente do Grupo Gazeta

Com a vinda da impressora rotativa, em 1979, houve mais um avanço no modo de fazer jornal. Nessa época foi incorporado o sistema offset, com chapas de alumínio banhadas em tinta, com o qual houve um ganho em qualidade dos impressos. O fotocompositor implantado em 1988 – depois que o governo liberou a importação desse tipo de equipamento – reduziu ainda mais o tempo necessário para a realização dos processos que antecedem a impressão. Em meio a isso, foi possível uma reformulação gráfica da Gazeta.

A Gazeta do Sul começou a chegar com páginas colorias a partir de 1997. Para isso, foram necessários ajustes na área gráfica e a rotativa que operava há quase duas décadas recebeu novas estações de impressão. A capacidade de produção cresceu, com seis exemplares impressos a cada segundo, numa capacidade de 16 mil unidades por hora.

Publicidade

A mais recente e significativa melhoria na área gráfica foi a inclusão de mais uma impressora e a construção de um prédio novo, a qualificação das equipes e a adoção de equipamentos que agilizaram a atividade. A estrutura foi inaugurada em 2010.

LEIA MAIS: Sobrinha de Francisco Frantz, Moina lembra a primeira edição da Gazeta do Sul

Curiosidades

Publicidade

Além do atendimento às mais diferentes demandas, a Gráfica passou a oferecer um serviço exclusivo aos seus clientes: uma plataforma para hospedagem das publicações na internet. As edições ficam em um potente servidor e, com isso, os jornais terceirizados têm a possibilidade de disponibilizar aos leitores a comodidade das edições virtuais.

Graças a isso, além de ampliar as receitas por meio de assinaturas digitais, eles podem aumentar suas receitas com publicidade online. Conforme o diretor de Operações, Everson Ferreira, trata-se de um diferencial que permite a inserção dos veículos na rede mundial de computadores sem qualquer custo adicional.

LEIA MAIS: Conheça um pouco da história de fundação de um dos maiores jornais do Rio Grande do Sul

Publicidade

É da Rússia que vem o papel utilizado para impressão da Gazeta do Sul e dos demais títulos que rodam na gráfica. Por mês, são necessárias entre 40 e 50 toneladas do insumo que dá forma ao noticiário. Desse volume, 90% do papel é reciclado, e o restante vem de áreas de reflorestamento.

Cada bobina de papel utilizado para imprimir o jornal tem cerca de 10,7 mil metros. Por mês, são consumidas até 132 delas, ou algo na casa dos 1.412,4 quilômetros, a distância entre Santa Cruz do Sul e São Paulo.

Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS: Livro sobre a trajetória de Francisco Frantz revela como jornal ganhou forma

Qualidade e eficiência

Os investimentos tanto em tecnologias quanto em qualificação das equipes encarregadas pelo processo de impressão tornaram a gráfica da Gazeta uma das mais conhecidas e inovadoras do interior do Estado. É graças a essa característica que jornais ou instituições como sindicatos e entidades de classe de diferentes regiões optaram por realizar suas impressões em Santa Cruz do Sul.

É o caso do semanário 19 de Julho, de Encruzilhada do Sul. Fundado há 27 anos, o jornal é um dos que são impressos há mais tempo na gráfica da Gazeta. Fatores como qualidade, agilidade de produção e atendimento são aspectos que se destacam nessa relação, aponta Cristina Boni, que mantém o jornal ao lado do marido, Pedro Paulo dos Santos Soares.

Cristina Boni e o marido Pedro Paulo dos Santos dirigem o jornal 19 de Julho

Para a empresária, construiu-se uma relação de parceria. Além de todas as orientações acerca de questões de finalização gráfica do jornal, o atendimento prestado pelas equipes da Gazeta contribuiu para a qualificação do seu produto. “Hoje, mesmo recebendo ofertas de outras gráficas, não cogitamos trocar a Gazeta, graças à confiança e à atenção que sempre recebemos em todas as situações”, afirma.

Um dos mais recentes a passar a ser impresso no parque gráfico da Gazeta Grupo de Comunicações é o Jornal Ibiá, de Montenegro, que em março completa 37 anos de existência. Com circulação diária, o jornal é enviado para Santa Cruz por meio da internet e em poucas horas está pronto para chegar aos leitores de Montenegro, Pareci Novo, São José do Sul, Brochier e Maratá.

“Conhecemos a boa reputação da Gazeta enquanto empresa de comunicação há pelo menos 20 anos. Quando chegou a hora de revermos nosso modelo de negócio e terceirizar a impressão, optamos por ela”, aponta a diretora do Ibiá, Mara Rúbia Flôres. Segundo ela, desde dezembro, quando ocorreu a mudança, o retorno tanto de assinantes quanto de parceiros comerciais tem sido bastante positivo. Para a empresária, além desses aspectos, a relação ajuda a fortalecer a cooperação entre os diários do interior no desenvolvimento de projetos em conjunto.

Mara Rúbia Flôres é diretora do jornal Ibiá

Para todo o Estado

Atualmente, a Gráfica da Gazeta é responsável pela impressão de produtos que chegam às seguintes cidades: Gramado, Canela, Taquari, Passo do Sobrado, Rivera, no Uruguai, Vale do Sol, Barros Cassal, Montenegro, Porto Alegre, Gravataí, Santa Maria, Estrela, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Encruzilhada do Sul.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.