Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Novo Cemai será inaugurado em 21 de março com atendimento renovado

O novo Centro Materno Infantil (Cemai), com inauguração prevista para 21 de março, terá um atendimento totalmente renovado. Na manhã dessa sexta-feira, foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Hospital Filantrópico Moinhos de Ventos (HMV), de Porto Alegre.

LEIA MAIS: Saúde assina convênio inédito com o Hospital Moinhos de Vento

A parceria inédita, que vai qualificar os atendimentos na unidade, foi descrita pelo secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, como um “dia histórico e um novo marco para a saúde de Santa Cruz do Sul”.
As melhorias realizadas com recursos próprios do Município incluem instalação de equipamentos e capacitação dos funcionários.

Publicidade

O investimento de R$ 1,8 milhão na modernização do espaço contempla ainda equipamentos para diagnósticos mais resolutivos. Serão comprados ultrassom móvel, raio-x móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador, monitor multiparamétrico móvel, entre outros instrumentos hospitalares de última geração para evitar que os pacientes sejam deslocados para exames.

“O espaço passou por toda uma revitalização. Estamos há um ano com as obras, e a previsão é inaugurar com o atendimento totalmente transformado”, declarou Régis. As alterações abrangem os atendimentos de urgência e emergência nas áreas pediátrica e de cuidados com a mulher, além de mudanças de protocolo e a qualificação dos profissionais.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Santa Cruz, Salete Faber, acredita que as mudanças vão atender às necessidades da população. “Nada melhor do que ter um espaço como o Cemai, que vem atender de uma forma muito carinhosa todas as mães e todas as crianças em um processo acolhedor.” Ela disse ainda esperar que o convênio traga mais facilidade e agilidade aos atendimentos da população urbana e rural.

Publicidade

A atuação da equipe da capital, que prestará consultoria médico-assistencial nas áreas de pediatria e obstetrícia, vai começar no dia 10 deste mês e segue até abril. Conforme a superintendente de Operações e Governos do Moinhos de Vento, Tanira Torelly Pinto, que assinou o contrato junto ao prefeito Telmo Kirst, o objetivo é oferecer um serviço com as mesmas práticas do hospital, que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). “É um projeto inovador, para trazer toda a excelência do Moinhos de Vento, tanto em assistência quanto em medicina, com protocolos e gestão para ampliar e qualificar o atendimento.”

O projeto será executado em três partes, que incluem um diagnóstico do novo Cemai, o planejamento das melhorias indicadas no diagnóstico e a implementação e monitoria das entregas de valor acordadas. O convênio prevê ainda a reorganização dos fluxos de atendimento, administrativo e operacional.

Prefeito Telmo Kirst assinou o contrato nessa sexta-feira com a superintendente de Operações e Governos do Moinhos de Vento

Como será o novo Cemai
As mudanças começam na recepção e na sala de espera. Mais acolhedoras, as instalações tornarão o novo Cemai um espaço humanizado para pais e filhos enquanto aguardam o atendimento. A caracterização será feita a partir de histórias do anjinho Lino e sua amiga Laila, personagens de livros infantis. Junto à sala de espera da pediatria serão instalados assentos adaptados para crianças e uma área de recreação com televisão, livros infantis, materiais de desenho e mesinhas para colorir. Do lado de fora, os pequenos contarão com uma pracinha.

Publicidade

Na ala de pediatria serão pelo menos quatro consultórios, sala de triagem e acolhimento, sala de procedimentos, sala de nebulização, farmácia, sala de atendimento de urgência e emergência, além da sala de observação para sete pacientes. Com a instalação da sala de observação, a expectativa é reduzir o número de internações hospitalares. Na ala de ginecologia, serão pelo menos três consultórios, duas salas de procedimentos, sala de espera e outra para enfermagem. Os funcionários terão um espaço diferenciado.

LEIA MAIS: Como será o Novo Cemai após a modernização

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.