Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Banco de sangue também precisa de doações nas férias

Foto: Agência Brasil

O Banco de Sangue Hemovida em Santa Cruz do Sul comemora um fluxo constante de doações mesmo durante o verão. No período de férias, quando muitos viajam e estudantes das universidades voltam para outras cidades, o número de coletas costuma reduzir.

Mesmo assim, em fevereiro a média diária de doações tem ficado entre 15 e 20. Apesar de ser um bom número, é menor do que nos períodos mais movimentados do ano, como antes da Oktoberfest, em que elas podem chegar a 40 ou 50 por dia.

No entanto, a quantidade atual é ideal para o processamento e armazenamento adequado das bolsas, segundo o enfermeiro do Hemovida, Mateus Antunes. “O estoque está normal, mas toda doação será bem-vinda.” Conforme Mateus, os tipos sanguíneos negativos sempre são necessários, principalmente porque uma fatia menor da população tem essas tipagens.

Publicidade

LEIA MAIS: Aproveite as férias para se tornar doador de sangue

O tipo O negativo, por exemplo, é utilizado nos recém-nascidos da UTI pediátrica. Já o O positivo, por estar presente na maior parte da população, acaba sendo o mais usado. Dessa forma, o banco acaba coletando todos os tipos.

Para quem deseja doar, é preciso fazer um lanche leve antes do procedimento, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas no dia anterior, estar descansado e levar um documento com foto. É preciso ter cuidado com gripes e resfriados, além de lesões e medicações ingeridas.

Publicidade

Para quem é adepto de piercings e tatuagens, o período de espera deve ser de 12 meses após o procedimento, antes de doar. Para quem possui piercings na boca ou região genital, a doação é vetada por causa do risco de contaminação.

O sangue passa por exames de Aids, sífilis, chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II. O Hemovida está localizado junto ao Hospital Santa Cruz e funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 13 horas, sem fechar ao meio-dia. Interessados podem entrar em contato para tirar qualquer dúvida pelo (51) 3056 2103 ou e-mail [email protected].

LEIA TAMBÉM: Professores em greve doam sangue em agradecimento à comunidade

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.