Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Caminhos do tabaco

Giovane Weber: “Impressões do primeiro dia de expedição”

Foto: Giovane Weber

No caso dos Makoske, eles plantam juntos 240 mil pés de tabaco, conduzindo as tarefas em família

Olá pessoal! Tudo bem? Foi uma segunda-feira muito agitada no primeiro dia de visitas a propriedades em nossa expedição. Estivemos em três propriedades no Paraná, uma das quais já me era familiar, a de Anderson Rebinski, que é meu colega de andanças pela página Fumicultores do Brasil. Na parte da manhã visitamos os irmãos Gomes, de Ipiranga, e ainda na parte da tarde a família Makoske, de Ivaí (foto acima).

LEIA MAIS: Família cultiva 240 mil pés de tabaco em Ipiranga, Paraná

No caso dos Makoske, eles plantam juntos 240 mil pés de tabaco, conduzindo as tarefas em família – os pais João e Júlia e os filhos Luis Augusto e Jorge, este ao lado da esposa Gisele e da filhinha Luana. As filhas Angela e Adriana e o filho Juliano optaram por atividades na cidade.

Publicidade

Os Makoske cuidam em conjunto de todas as operações relacionadas ao plantio e à colheita de tabaco e dividem a receita entre eles. Possuem quatro estufas LL, de folhas soltas, e secaram 32 fornadas na safra 2019/20. Enviaram a primeira parcela do seu tabaco para a comercialização em Santa Catarina nesta semana – e estão na expectativa de boa venda. Eis aí uma diferença em relação aos gaúchos, que têm as empresas muito mais próximas na hora de entregar a safra. O produto da região de Ivaí e dos municípios dessa área, em muitos casos, precisa ser enviado para Rio Negro ou até para o estado vizinho de Santa Catarina.

LEIA MAIS: Giovane Weber: “Histórias de sucesso e de superação”

Tanto aos Makoske quanto aos demais produtores, desejamos que obtenham um resultado muito satisfatório em sua comercialização do tabaco. Essa receita é o que lhes assegura a subsistência ao longo do ano e quase todos os investimentos que planejam fazer. E ganha com isso igualmente o comércio na cidade e toda a sociedade, graças aos tributos que o tabaco gera.

Publicidade

Nesta terça-feira, seguiremos nossa jornada até Rebouças para conhecer a propriedade da família de Matheus Lopes. E isso contaremos para vocês amanhã. Um grande abraço e siga nessa expedição conosco.

São histórias e exemplos como esses, que conhecemos no ano passado, que teremos a satisfação de compartilhar com os leitores ao longo da semana, em visitas a diferentes regiões dos três estados. Um grande abraço e nos acompanhe diariamente pelas páginas da Gazeta do Sul ou no ambiente digital do Portal Gaz.

LEIA MAIS: Os Caminhos do Tabaco 2020

O projeto
A Expedição Caminhos do Tabaco está em sua quinta edição e é uma iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações. O patrocínio é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Sinditabaco, Unisc, Afubra e Philip Morris Brasil, e o apoio é de City Car Aluguel de Veículos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.