Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Agricultura

Banrisul se mostra disposto a renegociar dívidas em função da estiagem

Foto: Rafaelly Machado

Com o objetivo de buscar a flexibilização e postergação dos pagamentos dos financiamentos que os agricultores têm junto ao Banrisul, um grupo de representantes de produtores do Vale do Rio Pardo atingidos pela estiagem que assola o Estado teve um encontro com a direção do banco nessa sexta-feira, 21.

A reunião com o presidente e o vice-presidente da instituição, Claudio Coutinho e Irany Sant’Anna Júnior, foi intermediada pelo deputado estadual Edson Brum (MDB) e contou com a participação do deputado Elton Weber (PSB).

LEIA MAIS: Campo acumula prejuízos com a nova onda de seca

Publicidade

A demanda consta na Carta de Pantano Grande, resultado da reunião organizada há uma semana pelo Comitê de Avaliação dos Prejuízos da Seca em Rio Pardo, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande e parte da Região Carbonífera.

“A situação é dramática para muitas regiões do Estado, com prejuízos irreparáveis em muitas culturas. A preocupação dos produtores é a de buscar soluções para não ficarem inadimplentes”, ressaltou Edson Brum.

LEIA TAMBÉM: Produção de frutas é prejudicada pela estiagem na região

Publicidade

A comitiva do Vale do Rio Pardo – formada por Marcelo Fortes, de Pantano Grande; Ramiro Pereira Rêgo, representando a Agência de Desenvolvimento de Rio Pardo; e Danilo Rodrigues Cardoso, secretário de Agropecuária de Encruzilhada do Sul – explicou que a estiagem atingiu a safra em dois períodos cruciais, plantio e desenvolvimento. Eles acreditam que a partir de maio os reflexos serão ainda maiores na economia dos municípios afetados.

Segundo Coutinho, o Banrisul tem acompanhado de perto o problema da seca, com informações detalhadas sobre as regiões mais atingidas. “Não iremos colocar nenhum produtor contra a parede. Vamos avaliar cada propriedade individualmente e, se for necessário, arrolar para que consigam pagar os financiamentos”, ressaltou. Ele garantiu também que o acesso a novos créditos não vai ser comprometido.

LEIA TAMBÉM: Baixa nos reservatórios da região deixa Corsan em alerta

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.