Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Você dorme bem?

Semana do Sono terá atividades em Santa Cruz

Foto: Divulgação

Imagem: Freepik.com

Nesta sexta-feira, 13 de março, é lembrado o Dia Mundial do Sono. A Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (Abros) promovem a Semana do Sono, com eventos por todo o País. Neste ano, a programação tem como tema “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”.

Em Santa Cruz do Sul, há atividades previstas para a segunda-feira, 16. O primeiro evento acontece a partir das 9 horas, na Praça Getúlio Vargas, onde alguns profissionais estarão conversando e tirando dúvidas da comunidade, até às 13 horas. À noite, a partir das 19 horas, ocorre na sala 101, no bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), uma roda de conversa. No Estado, além de Santa Cruz do Sul, haverá atividades em Santa Maria, Lajeado, Porto Alegre e Passo Fundo.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9, a médica otorrinolaringologista e presidente da Sociedade Gaúcha de Otorrinolaringologia, Ingrid Santanna, contou que haverá diversos profissionais para atender a comunidade, como endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, preparador físico e uma professora de ioga que irá ensinar como relaxar antes de dormir. “Será um evento multidisciplinar, gratuito, aberto a comunidade, e será no estilo roda de conversa. Iremos tratar dos casos, dar orientações, tirar as dúvidas das pessoas que fizerem perguntas sobre a qualidade do sono, ouviremos histórias e o que elas sentem”, explicou.

Publicidade

A médica ressaltou a importância do sono de qualidade no dia a dia de cada um. “Uma noite bem dormida te dá disposição para o trabalho e para o estudo. Então o sono não é só ficar quieto com os olhos fechados, tem toda uma rede metabólica enzimática que faz com que a gente, realmente, seja uma pessoa melhor”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Como está a saúde dos seus rins?

O cirurgião dentista presidente da Regional Rio Grande do Sul da Associação Brasileira do Sono, Antônio Rocha, explicou que o uso do celular ou computador até tarde, até o ultimo momento antes de dormir, é um dos fatores que prejudicam a qualidade do sono.

Publicidade

Ele deu dicas para melhorar este hábito: “Evitar a exposição a essa tela, a essa claridade junto aos olhos, um ambiente escuro e livre de barulho é fundamental. Evitar televisão no quarto, ter um ambiente com uma temperatura agradável, em torno de 23 graus, nos proporciona uma boa qualidade de sono. Fazer atividade física durante o dia, não estando essa atividade física muito próxima do horário de ir dormir, pois não queremos acelerar esse organismo na hora que ele deve estar desacelerando, evitar bebida alcoólica, alimentação muito pesada próxima do horário de dormir. Preparar o nosso organismo pra esse momento do sono, é fundamental”, afirmou.

A Semana do Sono disponibilizou uma cartilha contendo informações sobre o assunto. Ela está disponível para quem quiser saber mais da importância de se ter uma boa noite de sono e pode ser acessada clicando aqui.

LEIA TAMBÉM: Março lilás: vírus hpv é o responsável por 90% dos casos de câncer de colo do útero

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.