Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ação do bem

Drive-thru deu oportunidade para ajudar e se proteger da Covid-19

Foto: Rafaelly Machado

Jacobão esqueceu sua máscara em casa e, no Centro, aproveitou para apanhar mais uma e colaborar doando material de higiene

O movimento começou tímido, mas logo cresceu. Com banners, panfletos e até em abordagens para lá de carismáticas, o Rotary Club Santa Cruz Oeste e a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Cruz do Sul, por meio da Comissão do Jovem Advogado, promoveram mais uma edição do drive-thru da campanha Faça o Bem Sem Olhar a Quem #mascaradobem. Os voluntários distribuíram máscaras em troca de alimentos e itens de higiene destinados para doação, em pontos como a Casa da CDL na Praça Getúlio Vargas e também na frente dos supermercados Miller do Arroio Grande e do Centro e do hipermercado Big.

Conforme a presidente da OAB, Subseção Santa Cruz, Rosemari Hofmeister, a entidade possui um cadastro de demandas com pessoas que necessitam de auxílio. “Nosso foco é ajudar famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social no nosso município. Com essa crise, todos foram afetados. Muitos alunos iam à escola para ter também uma refeição digna, a merenda. Há crianças em casa que não têm comida. Precisamos ajudar”, ressaltou.

LEIA MAIS: Drive-thru de máscaras arrecada mais de 416 quilos de alimentos

Ela também recordou que semana passada, na primeira edição do drive- thru, empresas que projetavam a abertura do comércio, com a obrigatoriedade do uso de máscaras, foram aos locais da iniciativa e trocaram doações de alimentos pelos equipamentos de proteção. “Além de pensar na saúde, as pessoas estão contribuindo com a solidariedade. Tivemos casos de pessoas que chegaram com o porta-malas cheio e não quiseram as máscaras em troca. Participaram apenas com o intuito de ajudar. Em Santa Cruz há uma grande rede de solidariedade, as pessoas estão se agregando, formando uma corrente do bem”, destacou.

Publicidade

O assessor de vítimas de sinistros Sérgio Luiz Jacobs, conhecido como Jacobão, precisou ir ao Centro, mas esqueceu a máscara em casa. Conhecendo a importância desse item de segurança, ele foi até o ponto onde estavam os voluntários e trocou um kit de higiene pela proteção individual. “Eu tenho três máscaras, mas na correria acabei deixando todas em casa. É importante ajudar, e se proteger e nunca é demais. Com consciência e solidariedade vamos vencer essa batalha.”

Uma tonelada e meia de solidariedade
O rotariano Rodrigo Alves França, um dos idealizadores da iniciativa, comemorou os resultados. Segundo ele, em duas semanas foram arrecadados 1.570 quilos de alimentos e 257 kits de higienes. Destes, 654 quilos e 129 kits foram angariados no fim de semana. Além disso, houve a doação de 750 máscaras. França também vibrou com a adesão da comunidade. “Tivemos 25 voluntários na coleta (desse sábado), mas o fundamental aconteceu por trás das cortinas da campanha. Tivemos 16 costureiras que trabalharam sem cobrar nada e mais sete pessoas ajudando a cortar os tecidos para enviar para as costureiras.”

O idealizador também reconheceu que o trabalho ganhou maiores proporções com a ajuda de Letícia de Mello Pereira, representante da OAB. “Sem a adesão e o sentimento de solidariedade, nada disso seria possível. Esta é uma verdadeira corrente do bem, que começa com os voluntários que recortam e costuram as máscaras. Mas essa campanha só faz sentido com a doação dos cidadãos, que por fim garantem comida e itens de higiene às famílias que precisam neste momento tão delicado para todos nós”, destacou.

Publicidade

Conforme Rodrigo França, as doações desta semana serão destinadas aos catadores da Coomcat. “Chegou ao nosso conhecimento que muitos não podem trabalhar por conta do isolamento social. Ainda não temos uma data definida para a entrega, pois teremos que nos organizar com a separação das cestas.”

LEIA MAIS: Clubes de serviço realizam ações para arrecadar alimentos

Rotary Santa Cruz também coleta
Durante a manhã e tarde de sábado, o Rotary Club Santa Cruz do Sul realizou a campanha Quarentena Solidária. A atividade na entrada dos supermercados Miller, da Avenida Independência, e Comercial Zaffari, na Avenida do Imigrante, buscou ajudar as famílias do município que enfrentam dificuldades em razão da pandemia e não têm condições de adquirir produtos de alimentação e higiene. Além dos supermercados, colaboraram com a iniciativa a Brigada Militar, o Distrito 4680 do Rotary, Elefante Creative Work, Gráfica Garten Sul, Stock Med Produtos Médico-hospitalares e Xuk Bebidas.

Publicidade

Quem passou pelos pontos, além de ajudar, pôde ficar informado e recebeu dicas. O grupo também fez a distribuição de folhetos de conscientização sobre o uso da água, por causa do baixo nível do Lago Dourado, com orientações para a evitar o desperdício.

LEIA TAMBÉM: Rotary Club doa sistema de energia solar à Aapecan

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.