Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Lago Dourado pode levar até quatro meses para recuperar o nível normal

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

A chuva das últimas horas trouxe um alento durante o período de estiagem. O Lago Dourado está com 35% da capacidade e tem água para mais 35 dias. A expectativa é de que as chuvas desta semana ao menos estabilizem a situação. No entanto, para recuperar o nível normal, o lago pode demorar até quatro meses.

Em entrevista à Rádio Gazeta nesta segunda-feira, 27, o superintendente regional da Corsan, José Epstein, exalta que as precipitações desta semana não vão recuperar, mas estabilizar a redução do lago. “Até amanhã (terça, 28), as chuvas devem dar um reflexo no Rio Pardinho, principalmente porque tivemos chuvas mais fortes em Boqueirão do Leão e Lagoão que contribuem diretamente no rio.”

LEIA MAIS: Corsan aposta nas chuvas de abril para elevar nível do Lago Dourado

Desde o início do mês, a Corsan realiza operações emergenciais para contornar a situação e manter o fornecimento normal no município. Entre as medidas está a perfuração de quatro poços artesianos – um em Rio Pardinho e três nas proximidades do lago. Os trabalhos iniciaram nesta segunda-feira, 27. “São medidas que não resolvem, mas ajudam a conseguir administrar o volume disponível até que chuvas mais intensas cheguem no fim do mês.”

Publicidade

Na semana passada, Epstein disse que, embora a situação do Lago Dourado seja preocupante, com visíveis bancos de areia no entorno, um grande volume de água ainda está concentrado no centro. “Tivemos que fazer um canal para direcionar a água ao centro do reservatório, que é onde está o maior volume. Em alguns pontos chega a até seis metros de profundidade. Quando nas bordas, o máximo é de apenas dois metros.”

LEIA MAIS: Lago Dourado só tem água para abastecer Santa Cruz por mais 40 dias

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.