Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Hospital Veterinário tem 70% das obras concluídas

Foto: Alencar da Rosa

O Hospital Veterinário da Unisc está em fase final de execução, com quase a totalidade da infraestrutura concluída. A obra, localizada às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral, no interior de Santa Cruz do Sul, está com cerca de 70% das etapas prontas. Até o momento foram realizadas adequações no terreno, demolições, ampliação da edificação e execução de alvenarias e de divisórias, além de substituição de esquadrias, cercamento do terreno, manutenção do telhado, colocação de estruturas metálicas, assentamento de pisos, instalações hidrossanitárias e de redes de gases laboratoriais.

O engenheiro civil Charles André Lasch Bugs explica que atualmente as atividades estão concentradas nos serviços de pintura, instalações elétricas e de redes de dados, climatização, instalação de forros e melhorias no entorno da edificação. “Para que o Hospital Veterinário entre em funcionamento, é necessária a conclusão das etapas que estão em execução, limpeza, instalação de mobiliários e equipamentos”, frisa. A previsão é de que a obra esteja pronta até o próximo dia 7 de junho. Devido à quarentena, os trabalhos ficaram paralisados por aproximadamente duas semanas, conforme previsto em decreto municipal.

As atividades no local foram retomadas no dia 6 de abril, após a publicação de um novo decreto. “Estão sendo tomados todos os cuidados com a saúde dos trabalhadores, seguindo as recomendações das autoridades municipais, estaduais e federais”, explica o engenheiro civil Samuel Augusto Schneider, do Setor de Engenharia da Unisc. Os projetos foram desenvolvidos pela Axis Soluções de Engenharia, Graziela Assmann Arquitetura, Ideia EHS e Setor de Engenharia da Universidade. Já as obras começaram a ser realizadas no dia 7 de novembro do ano passado, executadas pela Gomes Engenharia, após edital lançado pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) no modelo de carta-convite.

Publicidade

LEIA MAIS: Hospital Veterinário começa a funcionar em maio

Treinamento e aprendizado
Além da finalização das obras do Hospital Veterinário da Unisc, no momento também estão sendo realizados todos os procedimentos necessários para treinamento e constituição da equipe que irá atuar no local. Com a entrega da obra, será necessária a instalação de todos os equipamentos adquiridos. Após a fase inicial de implantação, a unidade oferecerá para o Vale do Rio Pardo atendimentos veterinários emergenciais e eletivos aos pequenos e grandes animais, com funcionamento de 24 horas. Para isso, o hospital contará com profissionais treinados nas diferentes áreas de Medicina Veterinária, além de equipamentos e ferramentas avançadas, necessárias para a realização do diagnóstico e do tratamento de doenças.

O Hospital Veterinário também é uma exigência legal do Ministério da Educação (MEC) para a implantação da graduação de Medicina Veterinária. A projeção da Unisc é de que se tornará indispensável para proporcionar cenários fundamentais de aprendizagem ao acadêmico, proporcionando uma adequada interação entre a teoria e a prática.

Publicidade

LEIA MAIS: Veja como vai ficar o hospital veterinário de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

CRONOGRAMA DA OBRA
Atendendo aos propósitos do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2012/2017) a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desencadeou em 2018 o processo de instalação do curso de Medicina Veterinária. A partir deste momento, desenrolou-se uma série de acontecimentos, que culminarão com a inauguração do Hospital Veterinário da Unisc:

20/03/19: Cedência do imóvel do Município para a Universidade (Lei no 8.155).

Publicidade

09/05/19: Firmado o Termo de Colaboração entre Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul – Apesc, que tem por objeto a implantação do Hospital Veterinário (no 031/PGM/2019).

21/06/19: Apresentação do Plano de Prevenção e Proteção de Combate a Incêndio (PPCI) para apreciação do Corpo de Bombeiros (protocolo no 9952/1), que foi aprovado em 09/07/19.

24/06/19: Apresentação do Projeto Arquitetônico para apreciação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (protocolo no 1280).

Publicidade

24/06/19: Apresentação do Licenciamento Ambiental para apreciação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (protocolo no 528 e SISLAM no 6839).

01/08/19: Realização da adequação do zoneamento municipal, contemplando a atividade do Hospital Veterinário (Lei Complementar no 746).

07/11/2019: Início das obras.

Publicidade

LEIA MAIS: Como o hospital veterinário vai beneficiar a população

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.