Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

40 ANOS

Para entreter e informar: a programação da Rádio Gazeta

Foto: Rafaelly Machado

A partir da esquerda: Marcos Rivelino, Mateus Machado, Roberto Patta, William Thiel e Rodrigo Vianna, que conduz os debates nos finais de tarde

Neste 28 de maio, a Rádio Gazeta comemora 40 anos de sua inauguração. Bate-papo, notícias, debates, música, cultura, esportes e entrevistas fazem parte da programação diária.

Todos ligados na Sala do Cafezinho

Sucesso: o bate-papo e a opinião rolam soltos nas manhãs da Sala do Cafezinho | Foto: Raffaely Machado

Para uma emissora desde sempre identificada com o forte envolvimento comunitário e com a fidelização máxima de audiência, um programa como o Sala do Cafezinho, diariamente, das 10h30 ao meio-dia, só poderia mesmo cair no gosto do público. O comunicador, narrador esportivo e jornalista Rodrigo Viana, o popular Tela, é quem atua como mediador nesta atração que firmou seu espaço cativo na rotina do santa-cruzense e da região.

Publicidade

Todos os dias, Viana recepciona convidados para animados bate-papos sobre os assuntos variados na pauta regional. Os ouvintes interagem, se manifestam e encaminham igualmente opiniões e demandas, que Viana e seus convidados repercutem. É um dos campeões de audiência em todo o interior do Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS: Rádio Gazeta completa 40 anos nesta quinta

Disque-Toca anima as noites

Publicidade

Giovani Silveira está há 34 anos na emissora | Foto: Romar Beling

As noites de Santa Cruz do Sul e da região têm um programa campeão absoluto de audiência entre as 20 e as 22 horas. É o Disque-Toca, há 30 anos no ar, e comandado pelo santa-cruzense Giovane Silveira, 53, há 34 anos na empresa. De segundas as sextas, compartilha a melhor música, com muita informação e a participação dos ouvintes. O programa começou com Neudi Devitte, em meados de 1985.

Giovane ainda conduz mais dois programas na emissora: o Concentração, aos sábados, ds 20 às 22 horas, com as mais mais da semana na primeira hora e com flash-back na segunda hora; e o programa Encontro, aos domingos, das 20 às 23 horas, com música, informação, interatividade do ouvinte e o sorteio de muitos prêmios. Por seu já longo período de colaboração com a Rádio Gazeta, ele é um dos comunicadores mais conhecidos da região central do Estado, tendo desenvolvido uma linguagem toda própria e um ritmo e uma energia que cativam os ouvintes, estimulando-os a participarem com frequência da programação, com pedidos e dicas.

Weber comanda a Banda Fest

Publicidade

Giovane Weber: identidade com o meio rural | Foto: Cristiano Silva

Amplamente conhecido e respeitado em toda a região identificada com a produção de tabacos no Sul do Brasil, o produtor rural Giovane Luiz Weber, tem propriedade em Cerro Alegre Alto, no interior de Santa Cruz do Sul. Um dos idealizadores da página Fumicultores do Brasil, em rede social, Weber passou a assinar também todas as semanas uma coluna na Gazeta do Sul, a “Por Dentro da Safra”, na qual atualiza a rotina no ciclo da produção de tabaco. E em 2019 ele igualmente chegou à Rádio Gazeta FM 107,9, como mais um dos comunicadores da casa, com amplo envolvimento comunitário.

Na emissora, ele apresenta o programa Banda Fest, nas tardes de sábado, das 14 às 17 horas, com músicas de bandas e a interlocução animada e divertida com todo o público do meio rural. E ainda assumiu a apresentação do programa Clube de Bandas, aos domingos, das 11 às 14 horas. É mais um personagem das comunicações em toda a região que estabeleceu profunda sintonia com a Gazeta.

Ike conduz o Revista da Noite

Publicidade

O jornalista e comunicador Luiz Henrique Kuhn, o popular Ike, um dos personagens da comunicação social mais conhecidos do interior do Rio Grande do Sul, tem sua história de vida e profissional diretamente ligada à Rádio Gazeta. Ike completou em 2019 40 anos de atuação junto à Gazeta do Sul, na qual assina o “Jornal do Ike”, com a cobertura diária da agenda de eventos sociais e de tudo o que é marcante na rotina em sociedade e nos clubes.

Pois se ele está há quatro décadas no grupo, é natural que fosse, igualmente, testemunha ocular da inauguração da Rádio Gazeta. E é nela que, diariamente, estende seu olhar sobre a realidade local e regional, com programa que conduz entre as 22 horas e a meia-noite, fechando a cada dia a agenda da comunicação em toda a região. No Revista da Noite, Ike recebe convidados e entrevista personalidades por telefone, expediente que acabou adotando como estratégia nestes dias de afastamento social em virtude da pandemia do coronavírus. Dentre o amplo time de comunicadores que ao longo de 40 anos estabeleceu profundos vínculos com a emissora, Ike é mais um daqueles dos quais se pode dizer que é “a cara da Gazeta”.

LEIA MAIS: Nomes que marcam e fazem a história da Rádio Gazeta

Publicidade

Cultura alemã

A cultura, as tradições e o folclore, com ênfase na colonização alemã, a memória e as histórias dos imigrantes, sempre tiveram presença na programação da rádio. Além da clássica música de bandinhas, tão apreciada por todos os ouvintes da região, a manutenção, na grade semanal, do popular programa Folclore&Tradição, apresentado aos sábados à tarde há mais de 30 anos por Eliceu Werner Scherer, idealizador da atração e presidente do Centro Cultural 25 de Julho, é a evidência maior desse apreço pela cultura.

Ele conduz o programa ao lado da vice-presidente do 25 de Julho, Maria Luiza Rauber Schuster, com dialeto alemão, músicas estrangeiras e divulgação de agendas de eventos. “Mantemos viva a memória dos antepassados, seus usos e costumes”, diz Scherer. Ele enfatiza que o programa destaca melodias de Alemanha, Áustria, Suíça, da Europa toda que fala alemão. Mais um campeão de audiência.

LEIA MAIS: Rádio Gazeta comemora 40 anos com novidades

A Rede Social de toda a região

Maria Regina Eichenberg e Leandro Porto: entrevistas de qualidade sobre os temas do cotidiano | Foto: Rafaelly Machado

O horário das 13 às 15 horas, o comecinho da tarde, tem programa imperdível e garantido para todo o público ouvinte da Rádio Gazeta FM 107,9. É quando os jornalistas Maria Regina Eichenberg e Leandro Porto assumem a condução do Rede Social, conectando toda a região central do Estado com conteúdo atualizado e diferenciado.

Ao longo de duas horas, eles entrevistam antoridades e pessoas das mais variadas áreas, repercutindo temas de máxima atualidade e deixando os ouvintes informados e familiarizados sobre os assuntos de cada dia. Muitas das entrevistas que realizam repercutem imediatamente no Portal Gaz e, por vezes, em reportagens expandidas na edição do dia seguinte da Gazeta do Sul, bem como se valem de matérias do jornal e do Portal para conduzir a sua pauta diária.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: garoto que é fã da Rádio Gazeta sonha ser locutor

Vai ter novidade

Programas de entrevistas e com a atualização do noticiário no calor da hora fazem parte da agenda da Rádio Gazeta FM 107,9 desde sempre. Mas isso é especialmente evidenciado em algumas iniciativas específicas, como o Café com Notícias, das 7 às 8h30, conduzido por Leandro Siqueira, no formato de jornalismo comentado; como o Estúdio Interativo, das 8h30 às 10h30, com o radialista Ronaldo Falkenback, com entrevistas e interação; e no Jornal do Meio-Dia, novamente com Ronaldo Falkenback, das 12 às 13 horas, com boletins, sonoras e opinião.

O gerente executivo de rádios Leandro Siqueira antecipa para os ouvintes que, neste terreno, do jornalismo, das entrevistas e da atualização constante, vem novidade por aí. “Estamos preparando, para breve, um novo programa que tende a cair muito no gosto do público que já nos acompanha e se mantém diariamente informado conosco”, frisa.

A voz forte do esporte

A voz forte do esporte”. Esse slogan, que a comunidade regional já assimilou amplamente ao longo dos anos, é diretamente associada à Rádio Gazeta FM 107,9. Dos clubes e das modalidades esportivas amadoras, do interior, em toda a região, às competições esportivas regionais, estaduais, nacionais e internacionais, com ênfase no futebol, no basquete, no futsal e em outras modalidades coletivas; ao automobilismo, aos esportes olímpicos e aos novos esportes, todos os eventos sempre mereceram o carinho e a atenção da Gazeta. Isso transparece nos programas diários voltados ao noticiário esportivo, com equipe própria e afinadíssima de locutores, repórteres, comentaristas e de apoio técnico, e presença no local dos grandes acontecimentos esportivos para contar tudo para os ouvintes.

Em várias das grandes jornadas esportivas da Gazeta, o pool de rádios entra em rede, permitindo que o público de toda a região acompanhe as narrações por suas emissoras locais, caso de Sobradinho e de Rio Pardo. Mas, ao longo dos 40 anos de atuação, a Gazeta esteve no interior, transmitindo os jogos mais importantes das competições municipais, locais e regionais do futebol amador; transmitiu as façanhas do Santa Cruz e do Avenida em suas jornadas épicas e suas conquistas no Estado e até no País (como quando o Avenida foi a São Paulo para enfrentar o Corinthians no Itaquerão, pela Copa do Brasil), voou muito alto com a Pitt/Corinthians na campanha do título brasileiro de 1994; esteve em todas as disputas do Corinthians em sua fase áurea, e acompanhou o Grêmio e o Internacional em suas jornadas por todas as competições. “Estivemos, por exemplo, em Lanús, na Argentina, quando o Grêmio conquistou o tricampeonato da América, em 2017”, lembra o gerente executivo de rádios, Leandro Siqueira.

Mais do que se voltar apenas ao futebol ou aos esportes coletivos da região, a Gazeta sempre teve atenção muito especial para com os esportes olímpicos. O jornalista Eleno Hausmann esteve presente, em nome da Gazeta, à cobertura de todas as Olimpíadas desde a de 2000, em Sydney, na Austrália, e estará na próxima, em meados de 2021. Da mesma forma, o jornalista André Black compartilha com os ouvintes todas as informações sobre o automobilismo, modalidade tão importante para Santa Cruz uma vez que a cidade sedia grandes provas em seu autódromo internacional.

“Esporte para nós não é algo feito de modo esporádico, ou conforme a ocasião. Isso está em nosso DNA, todos os dias, e o ouvinte sabe disso”, define Siqueira. Por isso, o programa diário de comentários esportivos Deixa que Eu Chuto, das 17 às 18 horas, com Rodrigo Vianna e convidados, é espaço cativo, bem como as participações de Eleno Hausmann, que conduz o programa Grande Resenha, às segundas-feiras, das 20 às 22 horas; e de André Black, que conduz o Pé na Estrada, aos sábados, das 20 às 20h15, sobre noticiário no automobilismo.

A força da Redação Integrada

O jornalista Leandro Porto apresenta o programa Redação Interativa, a partir da Redação Integrada das plataformas da Gazeta | Bruno Pedry

Os jornalistas da equipe de comunicação social da Rádio Gazeta FM 107,9 trabalham afinadíssimos com as equipes das demais plataformas da Gazeta Grupo de Comunicações, seja as de Santa Cruz do Sul ou as de Sobradinho e de Rio Pardo. Na Redação Integrada, mais de 40 profissionais de jornalismo atuam sintonizados, compartilhando em simultâneo seus conteúdos com as demais plataformas. Assim, os radialistas, os jornalistas e os apresentadores da Rádio Gazeta igualmente replicam suas informações junto ao jornal Gazeta do Sul e ao Portal Gaz.

A Rádio Gazeta FM 107,9 atua das 5 horas da manhã até a meia-noite, com conteúdo atualizado e a repercussão de tudo o que acontece na região, no Estado, no País e no mundo. A integração máxima com as demais plataformas é expressada no programa Redação Interativa, das 18 às 19 horas, quando um comunicador transmite de dentro da Redação Integrada, ouvindo jornalistas das demais plataformas e compartilhando entrevistas sobre os temas relevantes do dia. É quando todas as equipes, lado a lado, dividem tarefas e se realimentam com a apuração de suas pautas.

LEIA MAIS: Rádio Gazeta faz do jornalismo a sua marca para o Estado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.