Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Albergue tem mais 12 vagas para pernoite no inverno

Foto: Rafaelly Machado

Ronda propõe atendimento em locais onde moradores em situação de rua pernoitam

O risco de contaminação com o novo coronavírus e a chegada do frio mais intenso fizeram a Secretaria Municipal de Políticas Públicas e Assistência Social programar a ampliação da capacidade do Albergue Municipal. O espaço no Bairro Bom Jesus terá mais 12 vagas, aumentando para 60 o número de pernoites. A quantidade é, segundo o Município, o tamanho da população em situação de rua em Santa Cruz do Sul.

A titular da Assistência, Carina Inês Panke da Silva, informou que a ronda social – responsável pela acomodação, no albergue, dos moradores em situação de rua – irá intensificar o trabalho nas próximas semanas, com o objetivo de evitar que pessoas durmam na rua nas noites mais frias do inverno. “Esta busca não é compulsória. É preciso que o morador queira ir para a acomodação e cumpra as regras do albergue”, disse.

LEIA MAIS: Albergue cria quarentena para proteger moradores

Publicidade

Além de ampliar em 12 o número de vagas do local, a Prefeitura alocou uma enfermeira para atendimento no albergue. “Por conta da pandemia, todo o morador que vai pernoitar no albergue precisava passar pelo Hospital de Campanha, para testar para a Covid-19. A ideia é que estes testes sejam feitos no próprio espaço”, contou Carina. A ação é necessária, pois atualmente 23 moradores em situação de rua estão em quarentena no espaço, para evitar a exposição ao novo coronavírus nas ruas de Santa Cruz. O atendimento em enfermagem ocorre das 18 horas às 19 horas.

LEIA MAIS: No Albergue, há esperança mesmo em tempos de pandemia

O levantamento da Assistência revela que a população em situação de rua em Santa Cruz soma 60 pessoas, entre homens e mulheres. Embora alguns destes moradores tenham relacionamento entre si, no albergue todos ficam separados em alojamentos masculinos e femininos. Também são servidos jantar e café da manhã. Por conta da pandemia, o Município ampliou o atendimento. Moradores em situação de rua que desejarem permanecer em isolamento no albergue podem ficar o tempo todo no espaço, sem ter que sair durante o turno da manhã.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.