Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Famílias atingidas por estiagem recebem kits para irrigação

Foto: Lula Helfer

Prefeituras estão com dificuldades para efetuar o serviço, em função da pandemia da Covid-19

Famílias beneficiárias do programa Segunda Água em quatro municípios pertencentes ao Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) do Vale do Rio Pardo receberam 45 kits de irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O secretário Covatti Filho informou que a parceria com o Exército e a Defesa Civil garantiu a separação e a entrega dos materiais, pois as prefeituras estão com dificuldades para efetuar o serviço, em função da pandemia da Covid-19.

O secretário da Agricultura destacou que a região foi a mais afetada pela estiagem no Estado e que a utilização desses sistemas de irrigação proporcionará maior segurança e mais estabilidade na produção de alimentos para agricultores familiares, principalmente na produção de hortaliças. Após a entrega, as prefeituras, junto com a conveniada Emater, providenciarão que os técnicos efetuem a instalação, o que permitirá a irrigação na propriedade das famílias beneficiadas.

LEIA TAMBÉM: Volta da chuva favorece a produção de hortaliças em Santa Cruz e região

Publicidade

Para as próximas semanas, estão programadas entregas em outros municípios do Corede Vale do Rio Pardo: Boqueirão do Leão, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sinimbu e Tunas. Somados aos kits de irrigação já entregues desde o início do ano, até julho serão 203 kits instalados na região.

Em Passo do Sobrado, a iniciativa irá contemplar famílias de baixa renda do município, que estão inscritas no Cadastro Único do governo federal. O equipamento é composto por caixa-d’água de 1.000 litros, bomba de água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até o reservatório e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para até 1.000 metros quadrados e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.

LEIA TAMBÉM: Previsão de nova estiagem acende alerta no campo

Publicidade

Criado em 2013 pelo então Ministério do Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania, o programa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura. Na região do Vale do Rio Pardo, os kits foram distribuídos em seis veículos do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado de Sapucaia do Sul.

Contemplados

Passo do Sobrado – 16 kits
Rio Pardo – 13 kits
Vale do Sol – 14 kits
Venâncio Aires – 2 kits

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estiagem impacta oferta de água e de alimento para os animais

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.