Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

Região vai apresentar recurso à bandeira vermelha

Foto: Reprodução

Lideranças regionais participaram de reunião virtual na tarde deste sábado, para discutir medidas

Depois de três semanas consecutivas na cor laranja, o governo do Estado classificou a região do Vale do Rio Pardo como bandeira vermelha na atualização do modelo de distanciamento controlado. Reunidos de forma virtual na tarde deste sábado, 22, prefeitos e secretários municipais de Saúde aprovaram de forma unânime o encaminhamento de novo recurso – como já fizeram nas outras vezes, com resultado positivo.

“A equipe técnica do Cisvale e da Amvarp nos passou indicadores que colocam a região ainda em situação confortável de capacidade de atendimento. Por exemplo, até o momento o Vale do Rio Pardo não ocupou 50% dos respiradores disponíveis. Outros dados também nos inserem em situação melhor no Estado. Assim, aprovamos este novo recurso e esperamos ter êxito”, afirmou o prefeito de Candelária e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Paulo Butzge.


LEIA MAIS: Prefeitos da região discutem reação à bandeira vermelha

Publicidade

Além do recurso, os gestores também definiram pela elaboração de um plano estruturado próprio da região para que futuramente possa ser adotado o modelo de gestão compartilhada e a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) regional. Desde o início de agosto, é possível definir regras menos rígidas para a cor vermelha, mas não menos rígidas que as da laranja.

“Toda semana estamos suscetíveis a entrar na bandeira vermelha, então é fundamental já deixarmos esse plano estruturado regional pronto e tecnicamente fundamentado. Assim, estaremos preparados para manter regras menos rígidas”, disse o prefeito de Pantano Grande e presidente do Cisvale, Cassio Nunes Soares. Para solicitar ajustes às restrições das bandeiras estipuladas pela leitura do Estado, cada região precisa ter ao menos a concordância de 2/3 dos prefeitos que integram a região Covid.

LEIA MAIS: Região volta a ficar em bandeira vermelha no mapa preliminar

Publicidade

Além de indicadores estáveis na evolução da doença e ocupação de leitos, o médico infectologista Marcelo Carneiro, assessor técnico do Cisvale, destacou os dados revelados na segunda etapa da pesquisa COVID-VRP como uma defesa para manter a bandeira laranja. O estudo do Cisvale, Amvarp e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou uma letalidade 3 vezes menor na região do Vale do Rio Pardo em comparação com a do Estado.

A região precisa enviar o recurso ao governo do Estado até as 6 horas deste domingo. O governador apresenta as respostas aos apelos e o mapa definitivo do distanciamento controlado no fim da tarde de segunda-feira. As novas classificações passam a valer na terça.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.