Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Pandemia impacta também no folclore

Foto: Banco de Imagens

Grupo de danças alemãs se apresenta no Desfile Temático da Oktoberfest de 2018

Assim como o setor cultural de mercado, voltado ao consumo, a pandemia afetou as manifestações folclóricas em todo o Brasil, contexto que marca o Dia do Folclore, comemorado neste sábado, 22. Cancelamentos e adiamentos se multiplicam a cada dia.

Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, o adiamento da Oktoberfest implica nas tradicionais apresentações de grupos e bandas germânicas, nas disputas de jogos germânicos e rurais, além da área gastronômica, típica da festa. No Estado, o mês de setembro será diferente sem os acampamentos e desfiles farroupilhas.

Para o tradicionalista Antônio Pereira dos Santos, apresentador do programa Alma Gaúcha nas manhãs de domingo da Rádio Gazeta FM 107,9, até os costumes mais habituais, como o churrasco de domingo em família e a roda de chimarrão, foram impactados.

Publicidade

Antoninho Pereira: a rotina foi impactada

“Os grupos de danças folclóricas estão parados em todo o mundo. Todo o tipo de manifestação que realça a cultura de um povo está adormecida. Está em alta o conhecimento por meio da leitura de livros que estavam nas prateleiras”, comentou.

Segundo Santos, é um momento de resgatar aspectos esquecidos. “Cito os utensílios e as peças de indumentárias em desuso ou já consideradas mortas nos dias de hoje, e que agora saem do esquecimento”, complementou.

Já na visão do doutor em História Mateus Silva Skolaude, o impacto no folclore pode ser visto em uma perspectiva ampla. Para ele, reflete mais na impossibilidade de confraternização, caso da Semana Farroupilha, da Oktoberfest ou do Enart, do que no culto às tradições.

Publicidade

Mateus Skolaude: as pessoas sentem falta de poder confraternizar e se reencontrar

“Na Oktoberfest, por exemplo, o interesse maior não é no impacto do que é referência em uma festa germânica. As pessoas estão mais interessadas no contato com os amigos e na diversão proporcionada pelo evento. É do que todos sentem mais falta neste momento, o contato com o outro. O ser humano é sociável por natureza”, argumentou.

Um projeto de pesquisa intitulado Folk Covid está em andamento na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), juntamente com universidades e associações parceiras, para um diagnóstico internacional dos impactos da pandemia em contextos folclóricos. Sobretudo no que se refere à realização ou adaptação das artes tradicionais e culturas populares

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.