Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Feira Jovem da Boa Vista recebe equipamentos

Feiras acontecem todos os sábados junto à comunidade do distrito de Boa Vista

A Feira Jovem do distrito de Boa Vista, em Santa Cruz do Sul, conta com um reforço nas atividades após ser contemplada com o Projeto de Inclusão Socioprodutiva da Fundação Banco do Brasil. O trabalho da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) incentiva a produção e comercialização de alimentos orgânicos durante a pandemia do novo coronavírus.

O grupo da Feira Jovem da Boa Vista foi beneficiado com a execução do projeto, que visa incentivar a inclusão socioprodutiva da juventude da agricultura familiar. Os integrantes receberam diversos equipamentos para qualificar e facilitar a apresentação e processamento de alimentos orgânicos, como caixas plásticas agrícolas, freezer horizontal, refresqueira/suqueira com dois compartimentos, balança digital computadorizada, despolpadeira de frutas, faixas, banner e placas de preço, além da disponibilidade de uma câmara fria para conservar alimentos.


LEIA TAMBÉM: No supermercado, mais de 100 produtos vêm de agroindústrias locais

Publicidade

No último sábado, 29, houve um ato simbólico de visita, acompanhamento e prestação de contas do uso dos equipamentos pelo grupo, junto ao espaço da Feira Jovem em Boa Vista. O encontro teve a participação de Ronaldo Pereira Rodrigues, gerente da agência local do Banco do Brasil, que representou no ato a Fundação Banco do Brasil; Melissa Lenz, representando o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e a Ecovale; Adair Pozzebon, da Agefa/Efasc, que coordena a execução do projeto; e os componentes do grupo.

Segundo o gerente da agência do Banco do Brasil, iniciativas como essa têm extrema importância no desenvolvimento regional, pois contribuem para a inserção socioprodutiva da juventude rural na produção e venda de alimentos saudáveis. “Temos a certeza de que os equipamentos vêm para qualificar e valorizar o grupo e tudo que ele envolve”, ressaltou.

A Feira Jovem da Boa Vista funciona desde 2016, todos os sábados de manhã, junto à Casa Comercial de Elio Staub. São mais de 40 produtos fresquinhos, orgânicos, direto da lavoura para a mesa dos consumidores, contribuindo para a promoção da saúde em tempos de pandemia.

Publicidade


LEIA TAMBÉM: Cresce a demanda por produtos saudáveis nas feiras rurais

Apoio para melhorias

O projeto 17.343 – Juventudes e Agroecologia: Soberania Alimentar e Saberes do Campo está em execução pela Agefa desde novembro do ano passado. O objetivo é fortalecer e aprimorar a formação profissional da juventude do campo.

Publicidade

O trabalho desenvolvido pela Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) busca melhorar a infraestrutura pedagógica e produtiva, com base na agroecologia e na inclusão socioprodutiva dos jovens, aumentando as possibilidades de sucessão na agricultura familiar e o acesso da população urbana a alimentos saudáveis. O projeto também prevê investimentos em dois espaços de venda de alimentos orgânicos, geridos pela juventude da agricultura familiar, que são a Feira Pedagógica da Efasc e a Feira Jovem da Boa Vista.


Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Feira Pedagógica da Efasc está com as atividades suspensas, assim como as ações formativas presenciais, que acontecem de forma remota. No entanto, a Feira Jovem da Boa Vista mantém o atendimento e venda dos alimentos orgânicos todos os sábados pela manhã junto à comunidade. Oito famílias estão envolvidas com a produção. A atividade conta com o apoio do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e da cooperativa Ecovale.

LEIA TAMBÉM: Sem a presença dos alunos, escola agrícola precisou se reinventar

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.