Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Um café com a Gazeta

Eduardo Heuser: apesar da pandemia, há alento no comércio de veículos

Foto: João Cleber Caramez

Heuser em encontro com integrantes da diretoria da Gazeta Grupo de Comunicações

Santa Cruz do Sul destaca-se no comércio de veículos novos, seminovos e usados. E quem atua nesse segmento há 23 anos, como empresário, é o porto-alegrense Eduardo Heuser, que veio morar aos 5 anos com os familiares em Santa Cruz. Filho de Curt e Vera Maria Heuser e irmão de Helena e Lia Beatriz, Eduardo, 56 anos, é casado com Juliana Rosa e pai de Bárbara e Kim, e foi um expoente no futebol, como goleiro, tendo atuado, entre outros, no Goiás e no Grêmio, pelo qual foi campeão gaúcho.

Afastado dos gramados desde 1996, no ano seguinte, em sociedade com Luís Fernando Renner (Duia), criou a Auto Nível, desde então uma referência em seminovos para a cidade e toda a região. No projeto Um Café com a Gazeta, na última terça-feira, 6, avaliou os reflexos da pandemia sobre o setor.

LEIA TAMBÉM: Sérgio Luiz Pauli: ter reserva se mostrou fundamental durante a pandemia

Publicidade

Eduardo Heuser – Auto Nível Seminovos

A dificuldade para repor o estoque
O empresário Eduardo Heuser lembra que o segmento de revenda de veículos em Santa Cruz do Sul foi surpreendido pela pandemia com a determinação de ficar por cerca de três semanas com as portas fechadas, sem receber a clientela. Quando finalmente pôde voltar a atender, para surpresa dos lojistas houve boa demanda; no entanto, novamente como reflexo da interrupção nas atividades econômicas, frisa que as revendas encontram muitas dificuldades para repor o estoque e, com isso, os negócios acabam igualmente fluindo num ritmo muito inferior ao que poderia ocorrer, ou ao esperado.

A oferta de crédito é bom indicativo
Heuser diz que ainda não há muita clareza sobre as razões para os contratempos em relação à oferta de veículos no cenário nacional: se isso se deve à dificuldade para a reposição de peças a partir de fornecedores do exterior, ou se as próprias montadoras ainda não conseguiram destravar as suas operações e retomar a contento a produção. Mas confia que, apesar de tudo, o ano ainda possa se encerrar aquecido em termos de vendas. A boa oferta de crédito, via financiamentos, é, em seu entender, um indicativo dessa possibilidade.

LEIA TAMBÉM: Erikson Karnopp: setor de imóveis está aquecido e deve seguir em ritmo intenso

Publicidade

A importância de estar capitalizado
O empresário se mostra impressionado pela forma como o setor conseguiu retomar as atividades. Diante da pandemia, esperava que o ano viesse a ser muito ruim. “Estou surpreso como ainda está tão bem”, afirma. Em seu entender, fica do imprevisto da pandemia a lição de que é muito importante manter-se capitalizado a fim de, rapidamente, fazer frente às adversidades e suportar períodos de baixa nos negócios.

Um polo regional nesse segmento
Heuser ainda menciona o fato de Santa Cruz do Sul ter se tornado um grande polo regional e estadual no segmento automotivo, tanto nas concessionárias quanto entre as revendas de novos, seminovos e usados. Conforme ele, esta ampla e variada oferta exige dos empresários do ramo preocupação máxima com a qualidade dos veículos, porque os clientes têm a possibilidade de pesquisar e de avaliar as diferentes possibilidades. Informa que o segmento atualmente atende a compradores de diversos municípios e cidades da região e até de localidades mais distantes. E Heuser alimenta a expectativa de que, tão logo os efeitos mais drásticos da pandemia estejam superados, a partir de 2021 possa haver uma retomada mais efetiva nos negócios, com melhores condições para a reposição dos estoques. Ao mesmo tempo, a facilidade de financiamento aponta nesse mesmo sentido.

A série

Publicidade

A série é uma nova ação de relacionamento da Gazeta Grupo de Comunicações com os parceiros e com lideranças setoriais, num estreitamento do bom relacionamento mantido ao longo dos anos. O projeto Um Café com a Gazeta formula convites a empresários e expoentes das mais variadas áreas da socioeconomia para que se reúnam com a diretoria das diferentes áreas da Gazeta. O objetivo é avaliar a realidade em seus segmentos e as perspectivas de retomada após os efeitos da pandemia.

LEIA TAMBÉM: Celso Müller: empresário avalia os desafios de 2020 no ramo supermercadista

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.