Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Bom exemplo

Voluntário dá início a restauro de cemitério em Vale do Sol

Agora a visão é outra: estrututa recebeu uma cerca nova, limpeza e água encanada

Uma iniciativa do corretor de imóveis Ricardo Bringmann está revitalizando e dando vida nova ao cemitério evangélico da localidade de Herval de Baixo, interior de Vale do Sol. Numa visita ao local, onde estão sepultados seus avós e bisavós, Bringmann percebeu o mau estado de conservação do lugar. As cercas estavam caindo e o mato crescendo já por cima dos túmulos, além da grande quantidade de lixo espalhado.

Com a autorização do proprietário das terras e o apoio da comunidade, ele resolveu empenhar-se em restaurar o cemitério e pretende, com isso, inspirar outras pessoas e comunidades para que façam o mesmo.


Atualmente residindo em Santa Cruz do Sul, Bringmann conta que o trabalho e os investimentos iniciais foram feitos todos por ele. Hoje, conta com a ajuda da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, de Herval de Baixo. “Me sensibilizei de ver como estava o cemitério, as condições em que se encontrava, e então tive essa iniciativa. Conversei com o pastor e o presidente da comunidade, e eles me apoiaram. Pensei em começar sozinho mesmo e depois realizar uma campanha para ver se alguém me ajudava”, conta. Conforme a obra avança, os apoiadores também estão surgindo e a reforma deve ser concluída em breve.

Publicidade

A cena encontrada por Bringmann: cercas caídas e mato tomando conta do lugar


Depois de pronto, Bringmann pretende posicionar junto ao novo pórtico uma placa, como forma de agradecer e destacar todas as pessoas que de algum modo colaboraram com a obra. Ele também agradece o auxílio da Prefeitura de Vale do Sol, que se disponibilizou a instalar a canalização para fornecimento de água, até então inexistente no local. “Facilita para a limpeza dos túmulos e daqui a pouco dá até para manter um jardim e molhar de vez em quando”, salienta.

A intenção de Bringmann é inspirar e motivar outras localidades a também cuidarem de seus locais históricos. “Os que estão deitados ali não podem fazer mais, então a gente tem que tomar a iniciativa. E deu tão certo que eu pensei que agora, chegando Finados, essa semente, essa ideia pode se espalhar por outras localidades aí do interior afora que também têm cemitérios”, salienta. Com a capina pronta e a cerca já instalada, a última etapa da obra é a finalização do pórtico.

Atenção ao Dia de Finados

Publicidade

Data que anualmente leva milhares de pessoas aos cemitérios, neste ano o Dia de Finados exige atenção dos visitantes em virtude da pandemia. As autoridades de saúde reforçam as orientações para que a população respeite os protocolos de distanciamento e higiene durante a visita aos locais e evite as aglomerações.

O pedido também se estende às floriculturas e comércios no entorno, que devem garantir o cumprimento das regras. A recomendação é para que, quem puder, antecipe suas compras e não deixe para a última hora.

LEIA MAIS: Dia de Finados exigirá cuidados por causa da pandemia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.