Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lockdown em Santa Cruz

‘Acreditamos na responsabilidade dos santa-cruzenses’, diz secretário Everton Oltramari

Foto: Alencar da Rosa

Com a permanência do decreto de bandeira preta no Estado, e de lockdown na região, as forças de segurança de Santa Cruz do Sul mais uma vez se mobilizaram no combate às aglomerações indevidas. Às 20 horas desta sexta-feira, 5, horário de início do lockdown, começou também uma fiscalização rígida que será realizada em todas as áreas do município em uma operação conjunta envolvendo Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), Exército Brasileiro, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito. O ato ocorreu em frente ao Palacinho.

Em entrevista à Rádio Gazeta, o secretário municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, ressaltou a importância do trabalho conjunto que vem acontecendo, entre órgãos municipais e estaduais, para cuidar da população e fazer com que sejam cumpridos os decretos estabelecidos. “Sabemos que a situação continua muito grave em todo Estado. O sistema de saúde completamente esgotado e nós temos que conscientizar a nossa população com a nossa presença nas ruas, orientando e, eventualmente, reprimindo aqueles que ainda não se deram conta do grave momento que nós estamos vivendo”, explicou.

LEIA MAIS: Força-tarefa contra aglomerações mobiliza órgãos de segurança em Santa Cruz do Sul

Publicidade

De acordo com o secretário, a fiscalização está sendo realizada durante toda a semana, mas no fim de semana o trabalho é mais intenso, pois as medidas são mais restritivas. Ele ainda informou que no último fim de semana, quando ocorreu a primeira força-tarefa, foram registradas mais de 450 denúncias, em torno de 30 autos de infração administrativa e uma ocorrência que acabou em prisão, por causa de uma festa clandestina que tinha em torno de 20 pessoas.

Oltramari espera que as pessoas saiam de suas residências apenas se houver necessidade. “Esperamos que neste final de semana as pessoas estejam mais conscientes, se resguardem mais em casa, saiam somente para situações extremamente necessárias, como mercado e farmácia. Se cada um cuidar de si, nós vamos ajudar a cuidar da nossa comunidade. É isso que a gente espera”, ressaltou.

Conforme o secretário, podem configurar crime a realização de festas clandestinas, aglomeração em praça pública e estabelecimentos abertos sem autorização. Orientações e fiscalizações devem continuar durante todo o período de bandeira preta e lockdown. “Acreditamos na responsabilidade dos santa-cruzenses e esperamos que todos cumpram o seu papel neste final de semana e durante toda a semana que vem”, finalizou o secretário.

Publicidade

*Com informações do jornalista Cristiano Silva.

LEIA MAIS: Lockdown regional começa às 20 horas desta sexta

Início da Operação Lockdown pelas forças de segurança de Santa Cruz do Sul

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.