Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pandemia

Ocupação dos leitos de UTI segue alta em todo o Estado

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) no Estado ainda preocupa. Nesse domingo, 28, pelo 27° dia consecutivo, o índice geral estava acima de 100%. Por volta das 14 horas, o painel de dados da Secretaria Estadual de Saúde registrava a marca de 104,6%. Eram 3.443 pacientes em 3.290 leitos disponíveis, o que indica que havia mais pessoas aguardando atendimento do que o total de vagas. Dentre as regiões que atendem acima da capacidade, Cachoeira do Sul aparece em primeiro lugar, com 127%, seguida por Palmeira das Missões com 125,8%, Santa Cruz do Sul com 107,3%, Porto Alegre com 104%, Cruz Alta com 103,6% e Canoas com 101,3%.

Apesar da superlotação em algumas casas de saúde, a situação apresentou melhora em comparação com a semana anterior em Santa Cruz. No Hospital Santa Cruz, a ocupação dos leitos de UTI estava domingo em 121,7%, enquanto o percentual de espaços clínicos chegava a 78,4%. A assessoria de comunicação informou que, por enquanto, o estoque de sedativos, medicamentos para intubação e oxigênio está sob controle.

LEIA TAMBÉM: Profissionais de saúde relatam a situação na linha de frente

Publicidade

No Hospital Ana Nery (HAN), houve redução no índice de ocupação ante a semana anterior: de 500% passou para 300% nesta, mas ainda havia 42 pacientes Covid internados. Destes, 30 estavam em leitos clínicos e 12 em UTI. No ambulatório, dois pacientes aguardavam vaga de UTI e na UPA, um por leito clínico Covid. O diretor executivo do HAN, Gilberto Gobbi, destaca que, apesar da situação complicada que a maioria dos hospitais se encontram em razão da falta de medicamentos e de outros insumos, a situação da casa de saúde, a princípio, está sob controle. “Com relação a oxigênio, nossos estoques neste momento estão normalizados. Nos sedativos, pelo retorno que estamos tendo por parte dos fornecedores e pela entrega por parte do governo, a princípio, na próxima semana também deve se normalizar ou amenizar muito a situação” relata.

No Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em Venâncio Aires, a ocupação segue em 100%. Praticamente todos os 23 leitos em UTI estavam ocupados no domingo. De acordo com o presidente do Hospital São Sebastião Mártir, Luciano Spies, embora a situação ainda seja crítica, percebe-se uma melhora no número de internações. “Temos seis pacientes graves no PA e outros três em semi UTIs. O ideal seria que pelo menos três deles estivessem na UTI. Estamos ainda defasados em relação à necessidade de UTI, mas já tivemos quadros piores com 104 pacientes na semana passada, sendo a maior ocupação já registrada na história do hospital quando tínhamos 13 pessoas no pronto atendimento e mais da metade, em estado crítico. Reduzimos esta semana para 88. Estamos conseguindo atender bem nos leitos que criamos, que nem habilitados eram, mas que montamos para não deixar ninguém desassistido.”

LEIA TAMBÉM: Após restrições mais rígidas, Santa Cruz tem semana de queda nos novos casos de Covid-19

Publicidade

Lajeado
Em Lajeado, o Hospital Bruno Born teve uma pequena redução no número de internações nos últimos dias em comparação com a semana anterior. A UTI, que estava com 126% de ocupação, agora está com 95%. Dos 22 leitos, havia apenas um vago. Na UTI adulto, a ocupação chega a 100% com todos os 18 leitos ocupados. Já na UTI intermediária e no setor de leitos clínicos Covid, reduziu a demanda. Na intermediária, onde, no dia 21 de março, todos os cinco leitos estavam ocupados, domingo todos estavam vagos. Na internação clínica, das 40 vagas, 21 estavam em uso (53%). São 16 a menos, em comparação com semana anterior. Na sala de observação, eram quatro pacientes (50%).

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.