Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Prefeitura atingiu 29 das 33 metas propostas para os primeiros 100 dias

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Ao prestar contas das metas, prefeita assinou projetos de lei e ordens de início de obras nesta sexta

Das 33 metas propostas para os primeiros 100 dias de governo, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), atingiu 29. O balanço foi divulgado pela Prefeitura em ato na tarde desta sexta-feira, 9. Os 100 dias de governo são completados neste sábado, 10 de abril.

Segundo as informações apresentadas pela administração, das quatro metas não atingidas, uma está 90% concluída, outra 75% e duas têm estágio de 50% alcançado.

A meta 90% alcançada é a entrega da escola municipal de educação infantil (Emei) do Bairro Progresso. Segundo a Prefeitura, o prédio está pronto e recebe apenas últimos ajustes, mas falta a aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), pelo Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Outro objetivo que não foi atingido é o da entrega das 447 casas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria, além da conclusão das pontes do Viver Bem e do Santa Maria. A entrega das moradias foi definida como a “grande meta do início do governo” e é considerada 75% alcançada, até esta sexta-feira. De acordo com a Prefeitura, o sorteio de 163 casas no Loteamento Santa Maria entre os beneficiários já selecionados ocorrerá neste sábado, 10, a partir das 9 horas, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura.

A Ponte do Viver Bem será finalizada, ainda conforme a administração municipal, também neste sábado. A estrutura de acesso ao loteamento Santa Maria foi concluída no dia 7 de abril.

Também não foi cumprida a meta de concluir o campo de futebol do Bairro Esmeralda. O Executivo municipal argumentou que iniciou as obras, mas as suspendeu em 28 de janeiro, após a enxurrada que atingiu a cidade, para que pudesse focar o uso de maquinário e pessoal nos consertos necessários.

Publicidade

A previsão é que o campo seja concluído em 30 dias. A avaliação é que este objetivo foi 50% alcançado nos 100 primeiros dias de governo. Até o fim de 2021, a administração municipal pretende transformar o espaço em um estádio, com vestiários, arquibancadas e iluminação.

Por fim, a Prefeitura também não conseguiu alcançar completamente a meta de priorizar a atenção básica, na área da saúde, com designação de médicos e equipes de atendimento em todos os postos. A gestão alega que ampliou horários de atendimento e contratou mais médicos, mas os profissionais tiveram de ser destinados para o enfrentamento à pandemia. Processos seletivos foram abertos, mas há escassez de profissionais no mercado. Por isso, o objetivo foi 50% alcançado, na avaliação do Executivo.

>> Veja a apresentação da Prefeitura com o status de todas as 33 metas

Publicidade

“Muitos governantes pedem no início dos mandatos 100 dias para se organizarem. Nosso governo agiu diferente, valeu-se dos 100 primeiros dias para efetivamente realizar. Neste momento de adversidade, não podemos nos aprisionar às carências e dificuldades, temos de libertar a mente e exercitar a criatividade. Bom governo é aquele que desde o início planeja ações, define metas e estabelece prazos”, disse a prefeita.

Helena e o vice Elstor Desbessell (PL) afirmaram que vários fatores dificultaram o cumprimento dos objetivos propostos, citando, em destaque, as enxurradas que atingiram o município em janeiro e fevereiro, o agravamento da pandemia e a legislação que atualmente restringe a aplicação de recursos. “As dificuldades foram enormes, leis nos restringindo, decretos nos proibindo, a comunidade cobrando agilidade, mas, dentro do que nos cabia, tentamos fazer sempre”, avaliou Desbessell.

LEIA MAIS: Saiba quais as metas de Helena para os primeiros 100 dias

Publicidade

R$ 3 milhões para hospitais

No ato desta sexta-feira, além de apresentar o balanço dos 100 dias de governo, a prefeita assinou projetos de lei e protocolos de intenções relacionados às metas propostas, além de ordens de início de obras. O destaque é o Projeto de Lei 45/2021, que abre crédito de R$ 3 milhões na Secretaria de Saúde.

Os recursos serão destinados aos três hospitais do município. Segundo a Prefeitura, no Hospital Santa Cruz (HSC) a verba deve permitir a implantação de uma nova UTI adulto, com reforma em estrutura e aquisição de equipamentos. Com isso, devem ser abertos dez novos leitos, dobrando a capacidade permanente de tratamento intensivo no HSC.

No Hospital Ana Nery, o recurso servirá para ampliação do centro cirúrgico. Com o investimento, deve ser possível ampliar das atuais 700 para até 1.200 cirurgias por mês, em oncologia e outras especialidades. Já para o Hospital Monte Alverne, o dinheiro deve ser aplicado na compra de equipamentos e materiais permanentes, como um sistema gerador de oxigênio central e uma centrífuga para a lavanderia.

Publicidade

O repasse dos recursos depende da aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores. O documento foi entregue em mãos ao presidente do Legislativo, Ilário Keller (Progressistas), que participou do ato nesta sexta-feira.

Onze novas metas

Ao apresentar o balanço do cumprimento das metas para os primeiros 100 dias de governo, a prefeita também revelou 11 novos objetivos, com previsão de cumprimento até o fim do ano. Uma nova carta-compromisso foi assinada por Helena Hermany e pelo vice Elstor Desbessell. “Onze novas grandes metas até o fim do ano, sem deixar de lado o dia a dia, as pequenas obras, ações que fazem diferença na vida de cada cidadão”, definiu a chefe do Executivo. “Chegou a hora de construir a Santa Cruz do futuro”, acrescentou.

Veja quais são os novos objetivos:

  • Secretaria de Administração e Transparência
    • Finalizar os estudos de implantação do plano de saúde, incluindo a redação do projeto de lei a ser apreciado pelo Legislativo Municipal, até 31 de dezembro de 2021
  • Agricultura
    • Incrementar as feiras rurais, incentivando a expansão para um maior número de bairros
  • Cultura
    • Projeto do espaço destinado à implantação das oficinas multiculturais, que integram a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura
  • Desenvolvimento Econômico e Turismo
    • Modernizar e unificar o processo de abertura de novas empresas no município, visando desburocratizar o sistema instituído atualmente
  • Educação
    • Construir ou conveniar uma creche central que atenda os filhos dos funcionários do comércio e outros que trabalham no Centro
  • Fazenda
    • Criar política de desburocratização para aceleração e revisão de processos administrativos. Instituir atendimento online para pessoas físicas e jurídicas
  • Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade
    • Ampliar e melhorar a coleta seletiva do lixo: está sendo realizado estudo referente à eficiência do sistema de coleta e tratamento dos resíduos para criação de possíveis cenários para ampliação e melhoria do sistema
  • Obras e Infraestrutura
    • Projeto de macrodrenagem no Verena (Bairro Santo Inácio) até a BR-471
  • Planejamento e Orçamento
    • Instituir o plano de pavimentação dos bairros, inclusive com a criação do Fundo Municipal de Pavimentação
  • Saúde
    • Criar o Plantão SUS no Hospital Monte Alverne
  • Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana
    • Viabilizar o monitoramento das EMEIS, EMEFS e Postos de Saúde, com policiamento e câmeras de vigilância interligadas com a central de monitoramento


LEIA TAMBÉM: Prefeitura dá prazo para que Corsan se manifeste sobre ajustes em contrato

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.