Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Combate à dengue: município pretende contratar mais agentes de endemias

Foto: Alencar da Rosa

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul tem recebido, diariamente, grande número de denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O município tem, até essa quarta-feira, 14, 335 casos da doença confirmados.

Atualmente, as equipes de fiscalização não têm dado conta de verificar todas as denúncias feitas. Por isso, têm sido priorizadas as informações referentes a áreas nos bairros com mais casos da doença confirmados – principalmente o Centro e arredores. Muitos dos pedidos são de pessoas que estão infectadas e pedem verificação nas residências delas, informou a vigilância sanitária.

LEIA MAIS: Risco da dengue faz com que moradores ampliem os cuidados em casa

Publicidade

Diante desta alta demanda e da preocupação com a dengue no município, a Prefeitura informou que está encaminhando a contratação de mais dez agentes de endemias, para reforçar o trabalho de fiscalização.

Na semana passada, o Município criou um endereço de e-mail para denúncias relacionadas à doença: [email protected]. Desde então, já foram 70 mensagens recebidas somente neste canal.

Transmissão e prevenção

A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.

Publicidade

Sintomas

O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.

LEIA MAIS: Estado cria centro de operações contra doenças transmitidas por mosquitos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.