Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Nova etapa de vacinação em Santa Cruz ocorrerá nos postos de saúde

Foto: Rafaelly Machado

O Estado recebeu nessa quinta-feira, 29, 360.950 doses de vacinas contra a Covid-19. São 353.750 doses da Covishield (da Oxford/AstraZeneca, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz) e 7.200 doses de CoronaVac (da Sinovac, que no Brasil tem parceria com o Instituto Butantan). Santa Cruz do Sul recebeu 3.950 doses da Covishield e vai realizar alterações nos locais de vacinação. Antes era possível buscar atendimento no Parque da Oktoberfest. Desta vez, a vacinação será feita em determinados postos de saúde.

Do total recebido pelo município, 1.650 são para pessoas com 60 anos ou mais, o que deve garantir a imunização de todas as pessoas nessa faixa etária. O restante, 2.300 será para início da imunização em pessoas entre 54 e 59 anos, que tenham comorbidades.

LEIA MAIS: Rio Grande do Sul recebe mais 360 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Publicidade

Em entrevista à Rádio Gazeta, a secretária de Saúde do município, Daniela Dumke explicou que a mudança no procedimento ocorre porque agora será preciso fazer uma averiguação maior com relação aos documentos apresentados. “Antes, o idoso apresentava um documento de identificação e a vacinação, quando o carro chegava embaixo da tenda do exército, demorava em torno de um minuto. Agora, o profissional de saúde vai precisar verificar exames, receitas e outros papeis que comprovem a comorbidade. Acreditamos que, nestes casos, vai demorar cerca de meia-hora para cada pessoa.”

Essa mudança fez com que a Prefeitura optasse por não mais realizar o drive-thru na Oktoberfest. Agora, a aplicação das doses vai ocorrer em determinados postos de saúde. No entanto, quais deles vão disponibilizar as vacinas, serão definidos em reunião no começo da tarde desta sexta-feira, 30. “Via de regra poderíamos oferecer nas 34 Unidades Básicas de Saúde, mas tudo vai depender do quantitativo de pessoas que determinado local atende com comorbidades”, explica.

LEIA MAIS: Região recebe mais de 10 mil doses de vacina contra a Covid-19

Com relação às prioridades, ela dá como exemplo uma pessoa que é hipertensa, que tem pressão alta. “Serão priorizadas, neste primeiro momento, pessoas que tomem vários medicamentos para tentar manter a pressão em um nível normal, mas mesmo assim isso não ocorre. Chamamos de hipertensos descompensados.”

Publicidade

Atenção
Por causa dessa alteração no atendimento, a vacinação será retomada na próxima segunda-feira, 3. Antes disso, a Prefeitura vai anunciar os locais que irão disponibilizar as doses e os critérios que precisam ser seguidos por quem tem comorbidades.

LEIA MAIS: Doses que chegaram nesta quinta vão permitir vacinar 100% dos idosos do Estado

Quais comorbidades?
A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) decidiram, na tarde dessa quinta-feira, 29, destinar o lote de vacinas da AstraZeneca que chegou ao Rio Grande do Sul para vacinar 100% do grupo prioritário dos idosos até 60 anos e deflagrar a fase 1 da imunização das comorbidades.

Publicidade

Na fase 1 do grupo das comorbidades, serão vacinadas:

  • pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos;
  • pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;
  • gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
  • pessoas com 54 a 59 anos com comorbidades;
  • pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Colaboração do jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.