Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

7º BIB faz treinamento simulado em Vera Cruz

Militares realizam ações de comboio em estradas vicinais do interior do município

Seguindo a diretriz de instrução militar de 2021, o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) faz até esta quarta-feira, 12, um exercício de adestramento tático da Subunidade de Operações Especiais (SuOpsEs). A atividade é um simulado de exercícios práticos no contexto da Garantia da Lei e da ordem (GLO), também denominada de Operação de Coordenação e Colaboração reunindo órgãos de segurança pública como forma de garantir um ambiente seguro e estável de retomada à população.

As instruções que estão sendo realizadas em Vera Cruz, no Ginásio Municipal, na Estação de Tratamento de Água (ETA) e em ruas de diversos bairros e em estradas vicinais contam com cem militares do efetivo de profissional (EP). Além disso, quatro blindados, três caminhões e três veículos leves estão sendo utilizados.

LEIA TAMBÉM: 7º BIB realiza cerimônia pelo Dia do Exército

Publicidade

O comandante do 7° BIB, coronel Fernando Barcellos da Rosa, destaca que a instrução faz parte do calendário anual de treinamento e engloba ações de segurança e escolta de comboios, dentre outras. “Simulamos, por exemplo, que aqui a segurança pública foi fortemente deteriorada por ações de organizações criminosas ou de agentes perturbadores da ordem pública, com várias situações ocorrendo, como assaltos a banco, interdição de via pública, explosões de caixa-forte e depredações de instalações públicas”, explica. Segundo ele, nesse caso o Estado perdeu o controle da segurança e solicita ao presidente da República o emprego das Forças Armadas para colaborar no restabelecimento da ordem.

Segundo o comandante, as ações dinâmicas com simulação de tiro estão sendo feitas longe da população. Dentro da cidade, são realizadas apenas as ações de segurança em pontos estratégicos, como guarnição de prédios públicos. O treinamento tem o apoio da Brigada Militar local e do Corpo de Bombeiros Misto de Vera Cruz.

LEIA TAMBÉM: O Nosso Batalhão

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.