Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Literatura

Livro homenageia os 170 anos da imigração alemã

Foto: Lula Helfer

Benno é o autor de Carl & Ciss – Crônicas da Colônia Alemã, Homenagem aos 170 anos de imigração germânica em Santa Cruz do Sul/RS

Ao longo dos últimos meses, entidades promoveram uma série de atividades para marcar os 170 anos desde o começo da imigração alemã na região de Santa Cruz do Sul. Justamente nesta quinta-feira, 19, a data em que se rememora a chegada dos primeiros colonizadores, em 19 de dezembro de 1849, o último ato da programação oficial dos festejos, às 21h15, reserva o lançamento de um livro que terá o dom de perdurar para o futuro e legar às próximas gerações um recorte de lembranças e registros das comunidades de descendentes germânicos.

O jornalista e escritor Benno Bernardo Kist, da equipe de profissionais da Gazeta há quatro décadas, apresenta oficialmente sua quinta obra autoral, Carl & Ciss: Crônicas da Colônia Alemã – Homenagem aos 170 anos de imigração germânica em Santa Cruz do Sul (RS), sob o selo da Editora Gazeta. A obra será lançada com sessão de autógrafos logo após o culto ecumênico que acontece na igreja matriz de Linha Santa Cruz, a Alte Pikade, núcleo da fixação dos primeiros imigrantes alemães que chegaram há exatos 170 anos. A atividade ocorrerá em sala de encontros do pavilhão ao lado da igreja da Comunidade Católica. Para acompanhar o restante da programação festiva de hoje, confira a página 4 e o suplemento especial encartado nesta edição.

Há cerca de um ano Benno vinha se dedicando a pesquisas, entrevistas e recuperação de causos, fatos e recordações associados à sua própria terra de origem, a localidade de Linha Eugênia, no distrito de Monte Alverne, interior de Santa Cruz, e localidades da região igualmente formadas por imigrantes alemães. A partir desse ambiente, recupera memórias familiares, de vizinhos e das comunidades, até contemplar a realidade urbana de Santa Cruz, para onde se transferiu quando ainda era jovem, em busca de trabalho. E logo ingressou na Gazeta do Sul, como jornalista, função que exerce desde 1975.

Suas crônicas ocupam-se em especial dos personagens centrais, Carl e Ciss, isto é, Carlos e Francisca, seus pais, e a partir deles refere parentes, amigos, conhecidos e familiares, junto aos quais são preservados hábitos, costumes e tradições trazidos pelos imigrantes. Os textos de Benno enfatizam, por exemplo, a permanência da língua alemã, falada no cotidiano das famílias, por vezes em divertidos dialetos locais. O exercício da agricultura, os festejos e os eventos culturais e artísticos, o empreendedorismo e fatos marcantes de diferentes momentos destes 170 anos também estão contemplados.

Publicidade

E, para fazer jus à importância da data, o novo livro vem embalado em acabamento de luxo. No formato de 16×23 cm, tem capa dura, com guardas, e os textos são ampliados por dezenas de fotos do interior de Santa Cruz e da região, em sua maior parte de autoria do fotógrafo Luiz Fernando Helfer, o Lula Helfer, da equipe da Gazeta do Sul. Essas imagens por vezes ampliam ou potencializam algumas menções feitas por Benno, na lida na lavoura, na arquitetura das residências, na paisagem e nas manifestações culturais.

“A obra se propõe a prestar homenagem aos imigrantes, a seus descendentes e, desta forma, a toda a população que se formou, integrando várias etnias, numa só comunidade, grandiosa e radiante”, comenta Benno na abertura do livro. E é essa comunidade, “grandiosa e radiante”, como refere, que a partir de hoje poderá apreciar as suas crônicas.

Serviço

O que: lançamento do livro Carl & Ciss: Crônicas da Colônia Alemã – Homenagem aos 170 anos de imigração germânica em Santa Cruz do Sul (RS), de autoria do jornalista e escritor Benno Bernardo Kist.
Quando: nesta quinta, a partir das 21h15.
Onde: na sala do pavilhão ao lado da igreja da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, a chamada Alte Pikade, berço da colonização alemã na região da atual Santa Cruz do Sul.
Quanto: o livro estará à venda no local por R$ 40,00 e posteriormente em livrarias e na Casa de Clientes Gazeta.
Repare: na forma afetuosa como Benno, ao homenagear seus pais Carlos e Francisca (Carl e Ciss, como eram chamados em família) e seus parentes, estende esse olhar para toda a comunidade de descendentes de alemães e de outras etnias que ajudaram a construir Santa Cruz do Sul ao longo de 170 anos. E a obra ainda traz belas imagens de autoria do fotógrafo Luiz Fernando Helfer, o Lula Helfer, que atua na equipe da Gazeta do Sul.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.