Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Filmes

As estreias para conferir nos cinemas em 2020

Prepare a pipoca! Se o ano passado foi marcado por muitas estreias, 2020 não será diferente. Os fãs de aventura, ação, drama, comédia, animação, terror e filmes nacionais terão muito o que aguardar das telonas no ano que está começando. Dos longas divulgados até agora, já temos muito que esperar, e como tem sido comum nos últimos tempos, boa parte das estreias é baseada em livros, sequências ou remakes. Jogando com a memória afetiva dos espectadores, 2020 será para revisitar alguns longas favoritos que ganham novas roupagens, como Velozes e Furiosos, James Bond, Top Gun, Godzilla e King Kong.

No ano que passou, o cinema foi marcado pela hegemonia de Vingadores: Ultimato, da Disney e Marvel, que se tornou a maior bilheteria da história. Mas nem mesmo a Marvel consegue crescer além disso, com um elenco estelar e uma bilheteria de bilhões de dólares. Até mesmo os grandes estúdios sabem que não é o momento de olhar para cima, e sim tentar se manter num panorama em que o público é conquistado pelas opções de assistir a seus filmes em qualquer local, em dispositivos móveis.

No Brasil. mais de 172,2 milhões de pessoas foram aos cinemas para ver 887 filmes lançados no País, gerando uma arrecadação de R$ 2,7 bilhões. De acordo com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), foi o maior valor registrado nos últimos 17 anos. Além de Vingadores, os filmes mais assistidos no Brasil foram O Rei Leão, Coringa, Capitã Marvel, Toy Story 4, Homem-Aranha – Longe de Casa e Malévola – Dona do Mal.

O cinema atual vive um processo de retroalimentação, em que as histórias são requentadas, reformuladas e reaproveitadas muitas vezes. Talvez isso cause um pouco de cansaço nos espectadores, que querem ser surpreendidos, e acabaram nos últimos anos migrando para reality shows e séries. No entanto, felizmente há um movimento contrário ao cinema blockbuster com lugar garantido, e muitos longas independentes que não são divulgados com tanta antecedência podem surpreender. Por isso a dica é clara: fique ligado nos lançamentos mais esperados do ano, e muitos deles podem fazer sucesso e encantar, mas não deixe de conferir as novidades que chegam às telas, seja nas salas de cinema ou no catálogo das empresas de streaming.

Mulheres em cena

Se a indústria do cinema ainda enfrenta críticas pelo machismo em suas produções – seja com o enfoque sexualizado das personagens ou até mesmo pela falta de representatividade feminina –, existe um movimento crescente dos estúdios para fazer mais filmes com mulheres. Nos últimos anos pudemos conferir o primeiro filme da Marvel estrelado por uma mulher, Capitã Marvel, com Brie Larson, e em 2020 chega o próximo encabeçado por uma super-heroína, Viúva Negra, em que Scarlett Johansson volta a encarnar Natasha Romanoff. Até o longa dos Eternos, também da Casa das Ideias, terá uma equipe de heróis liderada pela personagem de Angelina Jolie. Já a DC Comics começa o ano com vantagem para ela, com a nova versão da Arlequina em Aves de Rapina. Margot Robbie, que interpretou a atriz anteriormente, lutou para que a personagem fosse representada de forma mais humanizada, e conseguiu. O ano ainda vai contar com a nova história da Mulher Maravilha, vivida mais uma vez pela israelense Gal Gadot. Girl power nos cinemas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.