Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PERDA

Morre de coronavírus o escritor chileno Luís Sepúlveda

Se na quarta-feira, 15, os brasileiros lamentaram a morte de um de seus mestres contemporâneos na literatura, o mineiro Rubem Fonseca, aos 94 anos, nesta quinta-feira, 16, a América Latina perdeu mais um expoente das letras. O romancista chileno Luís Sepúlveda morreu aos 70 anos, em Oviedo, na Espanha, país no qual estava radicado, morando na cidade de Gijón. E o passamento de Sepúlveda é ainda mais chocante por ter sido ele uma das milhares de vítimas da Covid-19. Ele estava hospitalizado há um mês e meio, por ter contraído o coronavírus, e acabou não resistindo.

LEIA MAIS: Morre o escritor mineiro Rubem Fonseca, aos 94 anos

O autor chileno é mundialmente conhecido por um romance lançado em 1989, Um velho que lia romances de amor, cujo enredo se passa na floresta amazônica. Nesta curta porém impactante narrativa, Sepúlveda apresenta a história de um homem de idade muito simples e humilde, profundo conhecedor dos humores e dos recantos da floresta, chamado António José Bolívar Proaño. Ele se refugia junto de indígenas após a morte da esposa, e tem o único grande prazer de ler romances de amor.

Publicidade

No Brasil, a editora Ática lançou sucessivas edições desse livro, em tradução de Josely Vianna Baptista, diante do sucesso de vendas que constituiu, desde 1995, sendo a mais recente de 2006. A obra foi adaptada para o cinema em 2001, com direção de Rolf de Heer, numa produção francesa, com Richard Dreyfuss no papel principal.

LEIA MAIS: Ler faz muito bem: livro mostra o que se passa na cabeça dos cachorros

Na esteira do sucesso de recepção deste romance, em 1992 lançou outro livro de viés ambiental, Mundo do fim do mundo, também lançado no Brasil, pela Relume Dumará, em 1997. O enredo está centrado em personagem que parece um alter-ego do autor: um chileno exilado na Alemanha por questões políticas, jornalista e defensor da natureza, viajante e apreciador das coisas boas da vida (vinhos, amizades, amor, bons pratos e longas conversas).

Publicidade

Mais adiante, em 1998, outro de seus romances chamou a atenção, Diário de um killer sentimental, no Brasil lançado pela mesma Relume Dumará, em 2006. Os brasileiros ainda encontram alguns livros infanto-juvenis dele, como O gato que ensinou uma gaivota a voar (pela FTD), também editado como História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, na Companhia das Letras, e ainda História de Mix, Max e Mex, que acabara de ser lançado pela Companhia das Letrinhas, em 2020, em tradução de Eduardo Brandão (R$ 39,90).

LEIA MAIS: Após 35 anos da morte de Cora Coralina, obra ainda encanta

Agora, Luís Sepúlveda é mais uma voz da melhor literatura a silenciar. Ficarão seus livros falando cada vez mais forte e iluminando cada vez mais longe dentro de cada leitor.

Publicidade

Nascido em 1949, em Ovalle, no Chile, Sepúlveda escreveu cerca de 20 livros ao longo da vida. Envolveu-se com política muito cedo. Em 1969, ganhou uma bolsa para estudar cinco anos em Moscou. Depois de cinco meses foi expulso por atentar contra a moral proletária – ele supostamente havia mantido contato com dissidentes soviéticos. Comunista e depois socialista, ele deu o nome de Carlos Lenine a um de seus filhos. De volta ao Chile, foi aliado de Salvador Allende e depois preso na ditadura de Pinochet. Foi exilado. Desde 1997 vivia na Espanha.

Com informações de Estadão Conteúdo.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.