Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Projeto

VÍDEOS: Valquíria Aires Garcia lança Vamos cantar histórias?

Piuii-piuii-piuiiii! O trem da poesia de Valquíria Aires Garcia pede passagem. Lá vem ele descendo em curva acelerada pela página, carregado de gente e de histórias. E não tem pandemia e nem coronavírus que iriam desviar essa locomotiva do saber e da cultura de seu trilho, que são o coração e a alma do leitor.

Escritora, a cachoeirense Valquíria completa exatos 20 anos de residência em Santa Cruz do Sul, e decidiu marcar a data com um novo projeto. Embora o lançamento da obra coincida com o período de quarentena e de restrição à mobilidade social por causa da Covid-19, os trabalhos vinham sendo realizados intensamente desde 2019.

Vamos cantar histórias? é a proposta que Valquíria faz já no título do livro. O cantar, nesse caso, não é apenas sugestão. É convite expresso. Ela selecionou cinco de suas histórias-poemas, rimadas e divertidas, que têm tudo para cair nas graças da garotada dos oito aos 80 anos. E então convocou dois músicos com quilômetros rodados pelos trilhos da música para comporem melodias para as letras. Vinícius Corrêa e Renato Sperb toparam o desafio. Compostas as canções, os áudios foram transformados em QR-Code. Quem abre o livro e lê o poema, ao final dele encontra o código para, em celular compatível, escutar a canção.

Publicidade

E são cinco: Amor & espinhos, O trem, Minha pandorga e História de assombração, estas gravadas por Sperb; e Onça bagunça, com Sperb e Corrêa e participação especial de Alison Knak. Os arranjos são todos de Sperb e Corrêa, com composições de Sperb, direção musical de Corrêa, e gravações sediadas no estúdio Boca de Sons, em Santa Cruz, onde Knak gravou, mixou e masterizou o conjunto. Sperb lançou mão de violão e voz, Corrêa de vilão de nylon, Knak contrabaixo, guitarra e percussão, e Valquíria soltou a voz em duas canções. Estava feita a orquestrinha desse trenzinho da alegria.

Para completar com colorido todo especial a paisagem de fundo dessa bela viagem, Valquíria aproveitou seus dotes de artista plástica para compor, em tinta acrílica so bre papel, as ilustrações do volume, no impresso publicado no formato 20×21 cm. O acabamento vale plenamente os R$ 30,00 da obra, que pode ser obtida com a autora e em livrarias da cidade.

Nono livro de Valquíria, que possui no currículo títulos como A bruxa Roxilda e Tem uma estrela na palma da tua mão (pela Editora Gazeta), Vamos cantar histórias? resulta de um casamento de três artes, como frisa o professor Elenor Schneider na apresentação. Valquíria e Elenor são colegas na Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, e ele ressalta que os poemas de Valquíria dimensionam o “tempo venturoso da infância”. É um tempo no qual o trem da alegria, da pureza e da inocência conduz a humanidade por bons caminhos, trilhos que agora os poemas, as canções e as ilustrações da obra reavivam

Publicidade

VAMOS CANTAR HISTÓRIAS?, de Valquíria Ayres Garcia (texto e ilustração), com música de Renato Sperb, arranjos de Vinícius Corrêa e participação especial de Alison Knak. Santa Cruz do Sul: V. A. Garcia, 2020. 35 p. R$ 30,00 – em livrarias ou com a autora, no walayres@ yahoo.com.br ou nos fones (51) 9 9223 9869 ou (51) 9 9206 4956.

OUÇA UMA CANÇÃO
A distribuição do livro em meio às restrições a atividades que impliquem em aglomeração de público motivou iniciativa extra para a apreciação da obra. Por ora, ela não tem lançamento programado, diante da incerteza quanto à agenda futura na cena cultural. Mas, em parceria com o Portal Gaz,Valquíria desencadeia neste sábado ação especial: a autora cedeu uma das canções gravadas em áudio por Renato Sperb, a O trem, para que a Gazeta do Sul a compartilhasse com os leitores, em primeira mão. Curta a canção:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.