Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Festival Santa Cruz

Filipe Matzembacher e Marcio Reolon receberão o Prêmio Tuio Becker

Filipe Matzembacher e Marcio Reolon receberão o Prêmio Tuio Becker, do 3º Festival Santa Cruz de Cinema. A homenagem foi criada na edição de 2019 e contempla personalidades relevantes para o cinema nacional. O primeiro artista destacado foi Leandro Firmino. Os premiados de 2020, Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, são diretores, roteiristas e produtores porto-alegrenses.

Além de diversos curtas-metragens, Filipe e Marcio dirigiram videoclipes e minisséries para televisão. Seu primeiro filme de longa-metragem, Beira-Mar, estreou no Festival de Berlim. Também lançado no Festival de Berlim, em 2018, o segundo longa-metragem dos realizadores, Tinta Bruta, recebeu no total mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Sendo referências importantes no cinema Queer, os jovens integraram o júri Queer Palm no Festival de Cannes de 2019.

LEIA MAIS: 3º Festival Santa Cruz de Cinema anuncia novidades

Publicidade


Segundo o organizador do Festival Santa Cruz de Cinema e sócio da Pé de Coelho Filmes, Diego Tafarel, a escolha por premiar Filipe e Márcio ocorreu porque “eles são cineastas da nova geração muito relevantes para o cinema gaúcho e brasileiro. Certamente encontrariam espaços nas palavras de Tuio Becker, que foi um grande crítico cinematográfico e partilhava esse amor pelo cinema”.

LEIA MAIS: Vem aí a terceira edição do Festival Santa Cruz de Cinema

Sobre Tuio Becker

Publicidade

Luiz Fernando Becker, mais conhecido como Tuio Becker, nasceu em 1943 em uma casa próxima a uma sala de cinema que existia no salão da Sociedade Ginástica, no centro de Santa Cruz do Sul. Essa pode ter sido sua primeira conexão com o cinema, mas muitas outras foram surgindo com o tempo. Após assistir diversos filmes, aos 17 anos publicou sua primeira coluna de crítica cinematográfica. Em 1966 mudou-se para Porto Alegre, onde passou a atuar como crítico de cinema em jornais gaúchos. Suas colunas sempre davam espaço para as produções de curta-metragem. Sendo apaixonado por cinema, Tuio também atuou como roteirista e diretor. Após uma carreira brilhante o crítico faleceu em 2008 por complicações da doença de Alzheimer.

LEIA MAIS: GALERIA: veja imagens do 2º Festival Santa Cruz de Cinema

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.