Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

Receita do dia: aprenda a preparar um delicioso prato com a polpa da linguiça

Dizem que a linguiça tem sua origem datada há mais de 2 mil anos em Portugal, enquanto outros afirmam ter sido em Roma. Para evitar atritos, então, digamos que nasceu na Europa! Seu surgimento veio da necessidade de conservação dos alimentos, que eram acrescentados de sal e guardados dentro da tripa dos animais como forma de proteger a carne. Séculos mais tarde, descobriu-se que a linguiça duraria mais se fosse defumada. Daí em diante, começaram a surgir os vários tipos de linguiças pelo mundo afora.

No Brasil, chegou pelos portugueses, que lá a chamavam de “enchido”. Pode ser preparada assada na chapa, grelhada, frita ou ao forno. Tal iguaria é fonte de minerais, ferro e proteínas, também é rica em gorduras e sódios. Uma novidade por estas bandas é a polpa de linguiça vendida pronta para ir a chapa ou brasa. Um dos preparos reproduzirei abaixo, adicionada de queijo provolone e agrião!

LEIA TAMBÉM: Receita do dia: aprenda a preparar o tartar de cenoura

Publicidade

Com o que e como fazer

Ingredientes: (para 2 pessoas)
● 400g de polpa de linguiça suína para chapa
● 150g de queijo provolone em fatias finas
● Um maço de agrião
● Orégano a gosto
● Pimenta-preta moída a gosto

Preparo: aqueça um fio de azeite de oliva numa frigideira antiaderente e, em fogo médio alto, coloque o retângulo da polpa de linguiça. Deixe fritar por cerca de 4 a 5 minutos e vire. Deixe fritar por 2 minutos e cubra com o queijo provolone. Tampe com uma tampa ou bandeja grande para derreter o queijo igualmente. Retire, acomode em uma travessa, cubra com o agrião e sirva! Você irá se surpreender!

*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer espaguete à Puttanesca

Fala, Baco

Na Avaliação Nacional de Vinhos do ano passado – realizada de forma remota devido à pandemia –, uma das 16 amostras mais representativas da safra que mais atenção me chamou foi um branco aromático e untuoso, elaborado com a uva Chardonnay vinda lá da Campanha Gaúcha, em Santana do Livramento.

Trata-se do Aliança Chardonnay 2020 da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, que, além de estar na amostra da ANV, também conquistou a Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil 2020. Ou seja, um digno representante da “safra das safras” do vinho brasileiro.

Publicidade

Nesta semana – ou seja, quentinho ainda –, esse vinho recebeu premiação máxima no concurso Citadelles du Vin 2021, realizado na França. Foi eleito o melhor vinho entre os brasileiros inscritos na competição e recebeu o título “Prêmio Especial Brasil”, além de garantir a medalha de ouro.

Trata-se de um vinho branco com linda cor amarela e reflexos esverdeados e muito brilhante. Seus aromas preenchem as narinas, trazendo frutas tropicais maduras com abacaxi destacado, mas também pêssego e banana, jasmim e flor de laranjeira na nota floral, além de toque defumado, baunilha e chocolate branco oriundos de sua passagem de três meses em barricas de carvalho americano.

Em boca é delicioso! Frutas brancas cítricas retornam, acidez agradável e ampla persistência final convidando a uma nova taça.

Publicidade

Este belo exemplar faz ótima companhia com frutos do mar, com molhos mais estruturados, frango, massas com molho branco e cogumelos, risoto com legumes e mesmo legumes na chapa.

Possui 12,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 10 graus.

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prato do dia: aprenda a preparar um delicioso polvo com purê de batatas

Por aí…

Se o espumante brasileiro já era considerado o “queridinho” entre a maioria das mulheres, agora ele vai ganhar ainda mais atenção do público feminino. A nova marca Bella Wines, das sócias Regina Vanderlinde e Patrícia Possamai, estreia no mercado com o lançamento do primeiro espumante brasileiro com colágeno. É o Bella Collagen Sparkling Pink, um espumante que resulta do corte de quatro vinhos base elaborados com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos. Duas delas são brancas, a Chardonnay e a Riesling Itálico, e as outras são as tintas Pinot Noir e Merlot.

Além das uvas, peptídeos ativos de colágeno Verisol são inseridos no processo de elaboração da bebida. Em cada garrafa de 750 ml, 2,5g de colágeno, justamente a dose diária recomendada para as mulheres. Além do prazer que alguns goles do espumante oferecem, benefícios comprovados pela medicina incentivam ainda mais o consumo moderado, entre eles a prevenção contra o aparecimento da celulite e o envelhecimento precoce da pele, reduzindo o volume de rugas; o tratamento contra a flacidez, favorecendo a elasticidade; a melhora no aspecto da pele com melhor hidratação; o fortalecimento de unhas e cabelos; a proteção contra os desgastes das articulações e também o tratamento da osteoporose. Saiba mais sobre o espumante na VinhosWeb www.vinhosweb.com.br.

Não existe isso de estar perdido em um vinhedo. Você está sempre no lugar certo.

Anônimo

LEIA TAMBÉM: Aprenda a fazer uma saborosa salada italiana criada na Toscana

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.