Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

Prato do dia: aprenda a fazer pasta alla Norma

Vem lá da Itália, mais precisamente da Sicília, onde nasceu no século 19, a receita de hoje! A Pasta alla Norma recebeu esse nome porque foi inspirada na ópera La Norma, do compositor italiano Vincenzo Bellini, nascido em Catânia, na Sicília, em 1801. Tal molho, de tão saboroso, só podia ser comparado a uma ópera à altura de La Norma. Para tanto, conta a história que o dramaturgo catanese Nino Martoglio, quando diante do prato de pasta com tomates, temperados com berinjela, ricota e manjericão fresco, exclamou: “Questa è una vera Norma!”. “Esta é uma verdadeira Norma”, uma verdadeira obra-prima!

LEIA MAIS: Eu, gourmet: as codornas recheadas e flambadas

Com o que e como fazer

Ingredientes (para 4 pessoas)
500g de massa
2 dentes de alho picadinhos
12 folhas de manjericão
2 berinjelas médias
3 tomates bem maduros picados
4 colheres de azeite de oliva
200g de ricota ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Publicidade

Preparo: corte as berinjelas em fatias bem finas e deixe-as num escorredor, salpicadas com um punhado de sal grosso para extrair a água e o amargor. Aqueça o azeite de oliva numa panela e doure o alho; em seguida, junte os tomates. Cozinhe até desmanchar, depois bata no liquidificador e devolva à panela juntando metade do manjericão. Lave as berinjelas na água fria e leve-as à frigideira com duas colheres de azeite de oliva para fritar, virando uma vez. Leve a massa para cozinhar. Corte as berinjelas em tiras e junte ao molho de tomate. Escorra a massa e junte a mistura, mexendo bem para incorporar os ingredientes, e some a ricota e o manjericão restante. Sirva quente e corra para o abraço!

Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

LEIA MAIS: Eu Gourmet: aprenda a fazer um delicioso chorizo na brasa com queijo provolone

Publicidade

Fala, Baco

Um vinho que surpreende ao ser degustado às cegas é este exemplar da Colomé, vinícola argentina de Salta, e seu terroir todo especial. É um vinhaço corpulento e nervoso, acidez bem presente e taninos que puxam e pedem companhia. O Colomé Autêntico Malbec 2018 não passa por barrica de carvalho – uma exceção, tratando-se de viticultura argentina – mas na evolução em taça, tanto seu aroma quanto seu sabor confundem, dando a entender esse estágio. Os vinhedos possuem certificação biodinâmica e esse rótulo fermenta com leveduras indígenas e baixíssimo índice de SO2, ou seja, procura ser o mais “autêntico” possível, nascido a 2.300 metros de altitude no Valle Calchaquí, em solo pedregoso e arenoso.

Possui coloração rubi profunda e turva, quase negra. Traz ao nariz frutas negras maduras com ameixa em destaque, e também jabuticaba, mirtilo e funcho. Um toque terroso e balsâmico envolve a palheta aromática. Em boca é potente, taninos firmes e volumosos, acidez presente mas agradável de beber.

Antes de ser engarrafado, repousa nove a dez meses em tanques de inox.

Publicidade

Harmoniza com assados na brasa, molhos encorpados, costelão 12 horas, charcutaria, caldos com carnes e legumes e gordura e queijos duros.

Possui 14,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 18 graus.

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: aprenda uma deliciosa receita de yakisoba

Publicidade

Por aí…

A Cristofoli Vinhos de Família, instalada na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, interior de Bento Gonçalves, assina quase uma dezena de atrações enoturísticas, entre elas o famoso e precursor Edredom nos Parreirais, além dos Almoços ao Ar Livre. E a boa notícia é que essas vivências foram retomadas seguindo protocolos ainda mais rígidos. São atrativos para até 20 pessoas. Para quem prefere o Almoço ao Ar Livre, alia a paisagem do jardim da vinícola com um menu regional composto por pães, massas, carnes e molhos. Cada prato é harmonizado com um vinho. Ao todo, a experiência permite degustar seis rótulos. Para essas experiências é necessário fazer reserva antecipada pelo site, onde estão todas as informações, inclusive valores. Consultas e reservas: para todas as experiências, devem ser feitas pelo www.vinhoscristofoli.com.br, e-mail [email protected] ou pelo Whats (54) 98403 9247.

LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma colorida e saborosa salada grega

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.