Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

DESCARTE CONSCIENTE

Coomcat realiza primeira Coleta Seletiva Solidária drive-thru

Em 2019, o montante de material reciclado chegou a 1.050 toneladas em Santa Cruz

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) realiza neste sábado a primeira edição do drive-thru da Coleta Seletiva Solidária. O evento será na Praça Getúlio Vargas, ao lado da CDL, no centro de Santa Cruz do Sul, e incentiva a conscientização do público sobre os problemas causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

De acordo com o assessor de imprensa da Coomcat, Jonathan Santos, o objetivo é arrecadar resíduos recicláveis e estimular na comunidade santa-cruzense as atitudes de sustentabilidade e respeito à saúde do planeta. “Através da tecnologia social da coleta seletiva solidária, realizada pela Coomcat em Santa Cruz, os resíduos recicláveis coletados na comunidade, comércio, indústrias, organizações da sociedade civil, órgãos municipais, estaduais e federais contribuem para a construção de um sistema justo e sustentável, que possibilita a preservação ambiental, economia aos cofres públicos e geração de trabalho e renda para dezenas de famílias que sobrevivem da catação.”

Durante o drive-thru poderão ser entregues papel, papelão, plástico, garrafas pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de ferro como bicicleta, geladeiras, ferro e afins, eletroeletrônicos, isopor e metais. Para facilitar o atendimento, aliado às medidas de prevenção contra o coronavírus, o condutor não precisará descer do veículo para descartar os itens separados, basta ir até o local e entregar aos organizadores. Haverá apenas quatro representantes da cooperativa no local, para evitar aglomeração.

LEIA TAMBÉM: É necessário reciclar e reduzir o uso do plástico no dia a dia

Projeto Separe

Na oportunidade, será lançado o Projeto Separe – Coleta de resíduos eletroeletrônicos e óleo de cozinha saturado, uma parceria da Cooperativa Coomcat com o Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo. O objetivo é utilizar contentores para melhorar os índices de reciclagem em Santa Cruz, promover a educação ambiental e contribuir para a inclusão socioeconômica dos catadores da Coomcat.

O Drive-Thru – Coleta Seletiva Solidária tem o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária (Facs), Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Plataforma Reciclar pelo Brasil, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo, Lixo Zero Santa Cruz do Sul, Recicle, DCE Unisc e Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc).

Conforme a responsável pelo programa Lixo Zero de Santa Cruz, Débora Leonhardt da Silva, o apoio à ação da cooperativa é importante, pois muitas pessoas desconhecem a coleta seletiva e não fazem a destinação correta. “Trazer o evento ao centro da cidade, e no sábado pela manhã, acreditamos que facilite a adesão. Eu ficaria muito feliz de atingir a meta mínima de 1 tonelada de resíduos recebidos.”

Serviço

Evento: Drive-Thru – Coleta Seletiva Solidária
Local: Praça Getúlio Vargas, ao lado da CDL, em Santa Cruz do Sul
Data: sábado, 10 de julho
Horário: das 8 às 12 horas
Para mais informações: (051) 99524 7693

LEIA TAMBÉM: Descarte correto do lixo ajuda no esforço contra a dengue

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.