Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANEAMENTO

Corsan cadastra moradores para conexão à rede de esgoto em Santa Cruz

A Corsan está, desde segunda-feira, 21, visitando às residências dos bairros Santa Vitória e Santo Inácio, em Santa Cruz do Sul, para fazer o cadastramento dos imóveis que querem se ligar ao sistema de esgotamento sanitário. 

Durante a ação, o agente informa que em breve haverá rede disponível para conexão, esclarece sobre os benefícios da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde pública e o meio ambiente e incentiva os moradores a interligar a sua casa até a rede coletora da rua.

LEIA TAMBÉM: Central de Regulação terá horário reduzido nesta quarta-feira em Santa Cruz

Publicidade

Os moradores que fizerem a ligação em até 30 dias, após ser notificado por carta pela Corsan sobre a liberação da rede, ganham mais prazo de carência para começar a pagar pelo tratamento do esgoto, passando de 120 dias para 180 dias. 

As equipes também acompanham o andamento das obras. Os colaboradores usam crachá de identificação e colete azul com a inscrição “A serviço da Corsan”. Em caso de chuva, o trabalho será reagendado. 

LEIA TAMBÉM: Médicas sofrem ameaças no Hospitalzinho em Santa Cruz

Publicidade

Regras para conexão 

Quando uma rede de esgoto é concluída, os moradores recebem a visita técnica de agentes da Corsan e depois devem aguardar a notificação, por carta, para então providenciarem a interligação de suas casas à caixa de calçada e comunicarem a Companhia. O prazo para realização é de até 120 dias. 

A partir do recebimento da notificação, quanto mais cedo forem feitas a interligação e a comunicação à Corsan, maiores serão o prazo para começar a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto e o desconto no valor referente ao início de funcionamento do serviço. Depois do prazo de carência de 120 dias para que seja iniciada a cobrança da taxa de esgoto, o valor a ser pago mensalmente é equivalente a 70% do valor do consumo de água apontado na conta. 

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz abre processo seletivo para eletricista e engenheiro eletricista

Publicidade

Quem não se interliga à rede dentro de 120 dias depois do recebimento da notificação pela Corsan passa a pagar uma taxa por disponibilidade da rede, que corresponde ao dobro do que seria cobrado no caso de o morador usar o serviço. Tanto o índice de 70% sobre o consumo de água quanto a taxa pela disponibilidade da rede, caso o morador não faça a interligação, são determinações feitas pela Agergs – a autarquia estadual que regula as normas de saneamento básico no Rio Grande do Sul.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.