Consciente de que promover a inclusão é um dever de todos, a Associação de Familiares e Amigos Especiais (Afae), de Sinimbu, em parceria com a Faccin Bicicletas, de Santa Cruz do Sul, e apoio da Prefeitura local, promoveu o 2º Desafio Azul. A atividade aconteceu às 16 horas de sábado, 18, com concentração e saída em frente ao Centro Administrativo. Aberto à comunidade, o evento teve 115 inscritos para caminhada, corrida e pedal e fez referência ao mês de conscientização do autismo.
De acordo com a presidente da Afae, Carolina Mueller, a entidade atende em torno de 50 famílias e tem como objetivo proporcionar momentos de integração entre as pessoas com deficiência, seus familiares, amigos e todos que se identifiquem com a causa. Mensalmente, são desenvolvidas atividades, de modo que possa ser ampliado o debate e a busca por políticas públicas em benefício dessas pessoas. Os encontros, que até então ocorriam no pavilhão da comunidade católica, começarão a ser realizados no prédio da Secretaria Municipal de Educação, que terá novo endereço.

LEIA TAMBÉM: Medicamento contra progressão do Alzheimer chega ao País em junho
Publicidade
Para Carolina, ações como essa são importantes, especialmente para os adultos que possuem algum tipo de deficiência, já que nem sempre dispõem de atividades de lazer ou integração. Da mesma forma, Giovane Faccin, da Faccin Bicicletas, ao falar sobre a parceria no 2º Desafio Azul, disse que além de promover o lazer e a integração, o evento ainda serve de incentivo à saúde e à prática de atividades físicas. Os valores das inscrições serão utilizados nas ações mensais que a Afae desenvolve.
Trajeto
A concentração e a saída de todos os inscritos aconteceram em frente ao Centro Administrativo. No entanto, os trajetos foram diferentes de acordo com a modalidade. O pedal seguiu até a entrada de Linha Primavera, fazendo o retorno no fim do calçamento em Linha São João e finalizando no ponto inicial. Para corrida e caminhada, o trecho seguiu até o fim do calçamento de Linha São João, com retorno ao ponto inicial. Para os cadeirantes, o trajeto se estendeu até a Ponte Centenário, com retorno ao ponto inicial.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!