Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Coronavírus

Recorde de novos casos se deve a descuido da população e maior testagem, diz secretário de Saúde

Santa Cruz do Sul teve um novo recorde de casos confirmados de Covid-19 para um único dia. No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quarta-feira, 25, 75 novas confirmações da doença foram registradas. O número é o maior em um dia no município, desde o início da pandemia. Houve altas maiores contabilizadas nos boletins da pasta, mas sempre nas segundas-feiras, com dados acumulados de três dias, somando sábado e domingo. Há 343 casos ativos da doença.

Em entrevista à Rádio Gazeta, o secretário de saúde Giovane Alles afirmou que notou o aumento considerável nos casos. Ele aponta os fatores que podem ter motivado essa situação. “Há um relaxamento das pessoas nas regras de prevenção, como estão perdurando muito, a população começa a cansar. Outra coisa é que o uso de máscara no calor é desagradável. Além disso, hoje o número de testagens é mais amplo e ter mais casos positivos é reflexo disso. E para finalizar, a movimentação da campanha eleitoral nas últimas semanas contribuiu para esse aumento, pois algumas pessoas não tomaram os devidos cuidados.”

Segundo o secretário, o número de pacientes com Covid-19 que necessitam de internação também aumentou. Em Santa Cruz, dos 15 leitos específicos de UTI para Covid nos hospitais, 12 deles estavam ocupados nesta quarta, 25. “Neste mês aumentou a procura pelo Ambulatório de Campanha, localizado no Ginásio Poliesportivo. Gostaria de reforçar que esse atendimento continua normal, todos os dias, das 7 às 19 horas, para pessoas que tenham problemas respiratórios.”

LEIA MAIS: Registrados 75 novos casos de Covid-19 em Santa Cruz

Testagem
De acordo com o secretário, 15.815 testes para a Covid-19 foram realizados em Santa Cruz até essa quarta-feira, 25. Ele acrescenta que já foram feitas alterações nos critérios para a realização de testes e explica quem pode ser testado atualmente. “O PCR é feito em toda pessoa com mais de um sintoma suspeito ou por critério médico. O teste rápido é feito nos contatos do paciente positivo, mas passando por análise de um técnico de saúde que avalia a janela de tempo do começo dos sintomas, para que se tenha um resultado satisfatório.”

LEIA TAMBÉM: Prefeitura autoriza comércio a estender horário a partir desta quarta

Comércio segue normal
Mesmo com aumento no número de novos casos, Giovane Alles afirma que não há, no momento, indicação de novas restrições nas atividades no município. “O problema em si não está no comércio ou nas escolas, mas sim no comportamento individual das pessoas. É isso que está refletindo no número de casos e faço um apelo para que todos façam a sua parte.”

Desde o início da pandemia, Santa Cruz do Sul teve confirmação de 2.262 casos de Covid-19. Das pessoas que tiveram confirmação da infecção pelo novo coronavírus, além dos 343 casos ativos, 15 faleceram e 1.904 estão recuperadas.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Mais sobre

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.