Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LISSI BENDER

Despertar e desenvolver riquezas na mente

Foto: Banco de Imagens

Como um país pequeno em tamanho, magro em tesouros no subsolo, conseguiu se tornar uma potência mundial? Refiro-me à Alemanha. Complexos e múltiplos são os fatores. Tento aqui rastrear um deles: a histórica valorização da educação e formação de seu povo.

Sair mundo afora para aprender um ofício é tradição alemã cultivada desde o final da Idade Média, mais precisamente, desde o século XII. Jovens saíam de casa para aprender um ofício com um mestre artesão. E ainda hoje essa prática se mantém, principalmente na indústria da construção, em que os aprendizes fazem uma viagem de intercâmbio após sua formação, conforme a Holzbau Deutschland. Hoje o objetivo é aprender novas técnicas, granjear experiência de vida e descobrir o mundo trabalhando em diferentes empresas, em diferentes lugares. Também é comum estudantes, ao término do ensino médio, viajarem em intercâmbio antes de assumirem estudos universitários, para auferirem mais conhecimento acerca da formação pretendida.

LEIA TAMBÉM: Margarete Steiff – superação e empreendedorismo no século XIX

Publicidade

Também a escola dominical (século XVIII/XIX) ajudou a difundir a importância da educação, antes mesmo de existir uma rede pública formal. Caminhos que demonstram uma tradição histórica de valorização de aprendizagens, o que fomentou a implantação de escolas de aperfeiçoamento profissional em torno de 1870. Hoje, as escolas de formação profissional estão disseminadas por todo o país. Existem escolas profissionalizantes para todas as áreas da atividade humana, o que torna o ensino universitário menos vital e os profissionais costumam ser bem pagos. 

Além disso, desde 1969 existe a Fachhochschule (centro de educação para adultos) na maioria das cidades. Elas são instituições públicas destinadas à formação e educação continuada de adultos e oferecem eventos e cursos a preços acessíveis. Nelas se pode aprender e desenvolver habilidades nas mais diferentes áreas, como idiomas, saúde, carreira, cultura, política, tecnologia digital, entre muitas outras ofertas. 

 O ensino superior contempla uma tradição de mais de 500 anos e investe maciçamente em pesquisas, na produção de novos conhecimentos. Com essa finalidade, também há renomados centros de pesquisa, como Fraunhofer, Max Planck, Leibniz e Helmholtz. O valor atribuído à educação, profissionalização e pesquisa tem uma longa tradição na Alemanha e isso é de fundamental importância para o desenvolvimento de um país.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Onde está o ano feliz? Wo ist das glückliche Jahr?

Essa histórica tradição é certamente também um dos fundamentos do espírito inventivo dos alemães. Descobertas na área da saúde/doença, como a aspirina, o raio X, Alzheimer e a vacina contra poliomielite; e muitas invenções tiveram origem na Alemanha, como a prensa móvel, que possibilitou a disseminação da imprensa e edição de livros. Mas também o carro a motor, o taxímetro, a bicicleta, a motocicleta, o scanner, o cartão inteligente, a furadeira elétrica, o motor a diesel, o airbag, a gaita de boca, o ursinho de pelúcia, o filtro de café, a garrafa térmica, as lentes de contato, entre outras. 

Também muitas empresas alemãs são mundialmente conhecidas. Entre elas, Stihl, Faber Castell, Thyssen-Krupp, Siemens, Lufthansa, Daimler, Bayer, Bosch, Kärcher, BMW, Audi, VW, Porsche, Continental, Würht, Adidas, Puma, Melitta e Nivea. 

Publicidade

Cultivar riquezas no intelecto é dignificar a vida e é imprescindível para qualificar a inserção no mundo – basilar para qualquer país comprometido com desenvolvimento humano e econômico. 

LEIA TAMBÉM: Sobre a nossa existência

CONVITE

Academia de Letras de Santa Cruz do Sul e Colégio Mauá realizarão uma noite literária. O tema será “Fios da Memória – Alemanha & Santa Cruz do Sul”, com Henning Fülbier (Berlim) e Lissi Bender, com apresentação do livro Memórias Lissianas. Será no próximo dia 11 de fevereiro, às 19h30, no prédio novo do Mauá, na Sala Lya Luft, na rua Augusto Henning, 282. A parte artística musical conta com a participação de Rafael Gessinger e Grace Harteming. O evento é aberto e gratuito. Sejam bem-vindos!

Publicidade

LEIA MAIS TEXTOS DE LISSI BENDER

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.