Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HOMENAGEM

Dia Beatle completa 17 anos em live na noite deste domingo

Foto: Francisco Frantz

Miguel Beckenkamp e Ike, organizadores

A 17ª edição do Dia Beatle será realizada neste domingo, no formato de live, a partir das 20 horas. O evento conta com apoio de Gazeta Grupo de Comunicações e Sesc Santa Cruz do Sul. A transmissão será feita pelo Portal Gaz e no perfil do portal no Facebook (facebook.com/portalgaz) e também no perfil do Sesc (facebook.com/sescsantacruzdosul).

O colunista Luiz Henrique Kühn, da Gazeta do Sul, é o idealizador do Dia Beatle, que tradicionalmente ocorre na Praça Getúlio Vargas. Com a pandemia, as duas últimas edições tiveram que ser realizadas de forma virtual. “Quando começamos a organizar o evento, não sabíamos se seria permitido fazer de forma presencial. Por isso, optamos por uma edição virtual, mais uma vez”, explica Ike, que se motivou a fazer por aqui um evento semelhante ao que viu em Liverpool, no mês de agosto.

LEIA MAIS: VÍDEO: confira como foram as apresentações do Dia Beatle 2020

Publicidade

O músico Miguel Beckenkamp é parceiro de Ike na organização. Ele explica que haverá uma retrospectiva de vídeos enviados por participantes, além de conteúdos novos. “Mesmo no modelo virtual, o tradicional clima do Dia Beatle será o mesmo. É um evento marcante no cenário musical de Santa Cruz.”

Os irmãos Renato e Rodrigo Sperb tocam no Dia Beatle desde o início. Para Renato, é uma honra fazer parte da iniciativa. “Crescemos escutando Beatles. O evento fomenta novas bandas e promove a interação dos músicos”, destaca. Rodrigo acredita que o ponto mais importante é a integração dos músicos. “Integrantes de diversas bandas tocam juntos. É uma mescla de segmentos, já que o repertório dos Beatles tinha rock, baladas, valsa.”

Neuri Putzke afirma que o Dia Beatle auxiliou a alavancar a sua N’Band. O grupo ama e vive a magia do quarteto de Liverpool. Para ele, as canções da banda atravessam gerações porque são perenes. “Ficamos honrados pelo convite para participar. É um compromisso de cada ano.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Domingo é dia de lembrar do quarteto de Liverpool

Participação diretamente de Southampton, na Inglaterra
Nadir Hermes trabalha como cientista sênior na British American Tobacco, em Southampton, na Inglaterra, desde 2019. O químico teve bandas e frequenta os palcos desde os 16 anos. Ele é fã de Miguel Beckenkamp e o via tocar ao lado de Marcelo na Overpoint, em Venâncio Aires. “Ficava impressionado com a qualidade musical e queria buscar aquele nível. Ainda continuo a busca”, brinca.

Nadir relata que contratou uma aula com Miguel e resolveu o problema da palhetada errada, em uma época sem as facilidades do Google para pesquisar e sair da estagnação no aprendizado. Com isso, evoluiu na música e realizou o sonho de tocar composições como Aqualung, do Jethro Tull. “Sou apenas um exemplo do legado do Miguel, que inspirou, incentivou e ensinou muitos. É uma referência musical. O meu vídeo do Dia Beatle será uma homenagem a ele.”

Publicidade

Nadir Hermes: pontos históricos ingleses

O vídeo terá um passeio virtual por pontos históricos da Inglaterra, com a presença de Miguel Beckenkamp. “Para um brasileiro, tudo parece muito perto no Reino Unido. Ainda tem o comodismo dos trens, que nos levam a todos os lugares. O Miguel precisava estar a bordo dessa jornada musical. Agradeço por fazer parte do projeto”, comenta Nadir.

Na Inglaterra, Nadir passou a se relacionar com músicos locais nas chamadas jam sessions. Com a pandemia, passou a produzir em casa. A partir das dicas de amigos, colocou em prática a ideia de criar um home studio. A edição de som e vídeo passou a ser um hobby. Os resultados estão na página facebook.com/nadir.hermes.apresenta. Ele aproveitou para criar um canal no YouTube e mostrar lugares fascinantes do Reino Unido, em bit.ly/2ZOqgX0.

Quem eram os Beatles?
A banda The Beatles foi um quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, em Liverpool, na Inglaterra. É a banda mais influente na história do rock, com uma década de atuação, entre 1960 e 1970. Lideram a lista de artistas com álbuns mais vendidos de todos os tempos, e inspiraram legiões de fãs e de outras bandas.

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.